América

AMÉRICA

América reduz a 1% chance de ser rebaixado e sonha com Libertadores

Internamente, Coelho ainda garante que o objetivo é se garantir na Série A do ano que vem para depois pensar em competições internacionais

postado em 01/11/2021 12:58 / atualizado em 01/11/2021 13:25

(Foto: Mourão Panda/América)
Próximo de garantir a  melhor campanha de sua história na Série A do Campeonato Brasileiro , o América tem 1,1% de chance de ser rebaixado nesta temporada. O clube já sonha com a Copa Libertadores após a vitória por 2 a 1 sobre o Fortaleza no sábado, no Independência, pela 29ª rodada.



Com a segunda melhor campanha do returno, o Coelho tem 69,8% de chance de se classificar à Copa Sul-Americana e 11% de disputar a Libertadores na próxima temporada. Os números são do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais.

O sonho do América em disputar uma competição internacional é 'facilitado' pela quantidade de vagas disponíveis pelo Brasileirão. Com times brasileiros nas finais da Libertadores e da Sul-Americana, a Série A pode ter até o nono classificado para a primeira e entre o 10º e o 15º classificados para a segunda. 

Inicialmente, apenas os seis melhores se classificam para a Copa Libertadores. No entanto, caso os times que já estão nessas posições vençam outros torneios, o Brasileirão amplia o número de vagas ofertadas.

Pelo menos uma vaga a mais já é quase certa, pois Palmeiras e Flamengo disputam a final da Libertadores e estão no topo da tabela. No caso da Copa do Brasil e da Sul-Americana, o melhor cenário para o Coelho é que o Athletico não vença, respectivamente, Atlético e Bragantino. Isso porque os dois rivais ocupam as primeiras posições, o que abriria mais duas vagas para a principal competição continental. 

Foco na permanência


Mesmo com a permanência na Série A quase sacramentada, o técnico Marquinhos Santos afirma que o objetivo do América segue sendo fugir do rebaixamento. Ele estipula que o Coelho deve atingir ao menos 44 pontos para pensar em algo mais na competição.

"Nosso objetivo continua o mesmo, com muita humildade e pés no chão. É um fato histórico, mas temos um caminho a ser percorrido para a permanência. É um campeonato difícil e temos 27 pontos a serem jogados. São muitos pontos ainda para decretar uma permanência. Temos que sacramentar esses 44, 45 pontos para, aí sim, buscar algo a mais na competição", declarou, em entrevista coletiva após a vitória sobre o Fortaleza. 

Ao fim 29ª rodada, o América ocupa a nona colocação, com 38 pontos em 29 jogos. A equipe volta a campo no domingo, às 16h, contra o líder Atlético, no Mineirão. 
 


Tags: campeonato brasileiro coelho rebaixamento sulamericana interiormg futnacional copa libertadores seriea