América

AMÉRICA

América conhece adversário na Libertadores em sorteio nesta segunda

Evento na sede da Conmebol a partir das 12h define chaveamento das fases anteriores aos grupos do principal torneio continental

postado em 20/12/2021 04:00 / atualizado em 20/12/2021 12:03

(Foto: Norberto Duarte/AFP)
O América conhecerá nesta segunda-feira (20) o caminho rumo à fase de grupos da Copa Libertadores. Em sorteio marcado para 12h (de Brasília) na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em Luque, no Paraguai, será definido o adversário do Coelho na estreia na principal competição do continente.

Classificado por ter sido o oitavo colocado do Campeonato Brasileiro de 2021, o América inicia a disputa no torneio na segunda fase. Para chegar aos grupos, precisa eliminar dois adversários. E o caminho até lá será definido nesta segunda.

Os possíveis adversários do América no primeiro confronto são Atlético Nacional-COL, Estudiantes-ARG, Guaraní-PAR, The Strongest-BOL, Universiario-PER, Universidad Católica-EQU e Monagas-VEN.

Como será o sorteio?


A Conmebol sorteará os confrontos e o chaveamento das três etapas anteriores aos grupos. Na fase inicial, serão três confrontos mata-mata opondo times do pote 1 e do pote 2. Os potes foram definidos a partir do ranking da entidade sul-americana.

  • Pote 1: Olimpia-PAR, Barcelona-EQU e Bolívar-BOL
  • Pote 2: Universidad César Vallejo-PER, Montevideo City Torque-URU e Deportivo Lara-VEN

Os três classificados avançam à segunda etapa e se juntam a 13 times para oito confrontos eliminatórios. Os duelos oporão equipes dos potes 1 e 2, também definidos de acordo com o ranking. Representantes de um mesmo país não podem se enfrentar:

  • Pote 1: Atlético Nacional-COL, Fluminense, Estudiantes-ARG, Guaraní-PAR, The Strongest-BOL, Universidad Católica-EQU e Monagas-VEN
  • Pote 2: Audax Italiano-CHI, Everton-CHI, Plaza Colonia-URU, América, time colombiano indefinido e os três classificados da primeira fase

Os oito clubes classificados da fase 2 vão disputar a fase 3 do torneio em novos confrontos eliminatórios, em chaveamento definido por sorteio realizado também nesta segunda-feira. Os quatro que avançarem chegam aos grupos, enquanto os eliminados disputarão a Copa Sul-Americana.



Datas


Os jogos da primeira fase estão previamente agendados para as semanas dos dias 9 e 16 de fevereiro. A segunda fase será nas semanas de 23 de fevereiro e 2 de março. Já a terceira etapa está marcada para as semanas de 9 e 16 de março. As datas podem ser alteradas pela Conmebol.

A fase de grupos terá início em 6 de abril e término em 25 de maio. O sorteio que definirá as oitavas de final e o chaveamento está marcado para a primeira semana de junho.

As fases eliminatórias da Libertadores serão disputadas a partir de 29 de junho. A grande decisão está marcada para 29 de outubro (a confirmar), no estádio Monumental de Guayaquil, no Equador.

Tags: américa são paulo brasileiro destaque americamg série a saopaulosp libertadores2021