Atlético

BEBETO DE FREITAS

Nélio Brant: 'Bebeto tentou fazer algo mais profissional no Atlético'

Manager do clube, Bebeto tentou implantar no Galo ideias inovadoras do vôlei

postado em 13/03/2018 18:10

Arquivo/EM
A trajetória de Bebeto de Freitas à frente do Atlético teve a participação de um personagem importante. Ao aceitar uma sugestão de Alexandre Kalil, o então presidente Nélio Brant trouxe o então consagrado treinador de vôlei para Minas para ajudar a modernizar o Galo e torná-lo uma empresa que garantisse lucros.

Bebeto se tornou manager do Atlético em 1999, com forte atuação nos bastidores, na captação de recursos e no controle das dívidas fiscais. Nélio Brant relembra que a participação de Bebeto se tornou importante para a reconstrução do clube. “Bebeto foi para lá na época que eu estava fazendo uma reestruturação. Era uma pessoa boa de mexer, um cara tranquilo, que aceitava opiniões contrárias. Ele saiu do vôlei cheio de planejamento e tentamos fazer algo mais profissional, um clube-empresa. Era muito amigo do Alexandre Kalil”.

Segundo Nélio Brant, Bebeto tinha experiência de sobra no vôlei para tentar modernizar o futebol alvinegro, que vivia instabilidade financeira naquele momento: “Ele nos ajudou e se saiu bem. Pegou uma mudança de diretoria, mas tentou fazer algo mais organizado, pegando as ideias e a organização do vôlei para repassá-las ao futebol. A ideia, que era transformar o Atlético numa empresa (Octagon), não deu certo, mas sua contribuição foi muito importante”.

Técnico do Galo em 1999, Humberto Ramos também lamentou a morte de Bebeto, que foi um dos que incentivaram a diretoria a efetivar o então supervisor ao cargo – Humberto levou o time ao vice-campeonato brasileiro de 1999, sendo derrotado na decisão pelo Corinthians. “A relação com ele foi excepcional, pois era uma pessoa inteligente e educada. Na época que estava no Atlético e era supervisor, ele foi um dos que me apoiou me incentivou para ser o treinador. Os outros foram o Kalil e o Nélio Brant. Tenho que agradecê-lo pela oportunidade e por ele ter acreditado em mim. Recebi essa notícia com muita dor no coração. Fiquei surpreso e estou triste. O Brasil perde uma pessoa do nível do Bebeto e um grande esportista”, disse Humberto.

Bebeto deixou o clube em 2001 e voltou em 2009 a pedido de Alexandre Kalil para ser o diretor-executivo do clube. E no início de 2018, voltou ao clube a pedido do presidente eleito, Sérgio Sette Câmara. Com a missão de enxugar os gastos, Bebeto fez novas parcerias para arrecadar recursos para o clube.

Tags: bebeto de freitas nélio brant futnacional interiormg galo atlético