Atlético

CAMPEONATO MINEIRO

Em busca de classificação com menos 'sofrimento', Atlético recebe a URT pelas quartas de final do Campeonato Mineiro

Equipes se enfrentam a partir das 16h deste domingo, no Independência

postado em 18/03/2018 06:00 / atualizado em 17/03/2018 17:05

Bruno Cantini/Atlético

“Não há mais espaço para erros”. O discurso alvinegro do início da semana foi colocado à prova na última quarta-feira, contra o Figueirense. O Atlético falhou, mas deu a volta por cima e conseguiu, nos pênaltis, a classificação para a quarta fase da Copa do Brasil. Neste domingo, os comandados de Thiago Larghi têm pela frente outra decisão. A rival é a URT, no Independência, pelas quartas de final do Campeonato Mineiro. A expectativa, claro, é conseguir avançar no Estadual. Desta vez, com um pouco menos de sofrimento.

“Claro que nós não escolhemos decidir nos pênaltis. Às vezes, o jogo leva para essa situação. Dentro disso, nós temos que ter um controle emocional muito grande. A gente sabe que temos uma grande oportunidade de decidir dentro de casa, contra um adversário duro. A gente sentiu isso no primeiro jogo, a dificuldade que enfrentamos lá (em Patos de Minas, na vitória por 1 a 0 pela primeira fase do Estadual). É um jogo que requer atenção”, analisou Ricardo Oliveira, artilheiro do Atlético no Campeonato Mineiro, com quatro tentos marcados.


O time alvinegro, que terminou a fase classificatória na terceira posição, depende dos gols do centroavante para avançar às semifinais. A equipe que vencer seguirá na competição; empate, por sua vez, leva a decisão para os pênaltis.

“A gente sabe que uma das características desse jogo, que tende a acontecer, é a gente ter que furar a defesa. Vamos trabalhar em função disso, sim. Mas sabendo que também temos que tomar os cuidados devidos na defesa, o total respeito ao adversário, atenção nesses contra-ataques que eles podem ter, tem um lateral-direito muito rápido. Então a gente também prepara a nossa defesa para as eventuais surpresas e contragolpes que eles vão querer ter”, avaliou Thiago Larghi.

O time

Ricardo Oliveira comandará, mais uma vez, o ataque alvinegro. Para municiá-lo, Cazares deve continuar no time titular do Atlético. O equatoriano substituiu Erik no duelo contra o Figueirense. Apesar de o meia não ter tido uma atuação de destaque, Thiago Larghi indicou a necessidade de repetir a escalação para fazer com que os jogadores ganhem entrosamento - especialmente em um momento em que os treinamentos são raros.

Dessa forma, a segunda linha de meias do Atlético deve ter Róger Guedes, Cazares e Otero. Posicionado logo atrás deles, Elias volta ao time titular. O volante de 32 anos não atuou contra o Figueirense em função de uma amigdalite, mas está à disposição de Thiago Larghi, que admitiu a intenção de utilizá-lo neste domingo.

Outro que está confirmado na equipe é Gabriel. Com conjuntivite, o zagueiro foi substituído durante o jogo do meio de semana, mas tem condições de atuar. Gustavo Blanco, que sofreu com uma fascite plantar no pé esquerdo, foi relacionado e deve ser opção no banco de reservas.


O adversário

Bruno Cantini/Atlético

Assim como nas duas últimas temporadas, a URT cruza o caminho do Atlético no mata-mata do Campeonato Mineiro. Em 2016 e 2017, entretanto, os duelos valeram pelas semifinais. Nas duas ocasiões, o time alvinegro levou a vantagem e avançou à decisão.

“É muito difícil. Desde 2106, a URT vem enfrentando sempre o Galo na semifinal. Eu estou indo para o meu quinto jogo contra eles nesses dois anos. Mas tabu é para se quebrado e posso dizer que sou um dos treinadores adversários que mais conhece o elenco deles, pelo número de jogos contra”, disse o técnico Rodrigo Santana, que também dirigiu o time de Patos de Minas na temporada 2017.

Desta vez, o confronto foi ‘precoce’. A URT iniciou bem a competição, mas perdeu força e encerrou a primeira fase no sexto lugar - abaixo dos três maiores do estado e também de Tupi e Tombense.

Para o jogo contra o Atlético, a URT teve uma semana cheia para treinamentos. Em Belo Horizonte, a atividade foi realizada no CT Lanna Drumond, do América. A tendência é a manutenção da equipe que venceu o Boa Esporte por 2 a 0, na última rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro.

ATLÉTICO X URT

Atlético
Victor; Patric, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Adilson e Elias; Róger Guedes, Cazares (Erik) e Otero; Ricardo Oliveira
Técnico: Thiago Larghi

URT
Marcão; Douglas Maia, Dão, Victor Salinas e Jean Carioca; Diogo Orlando e Jô; Bruninho, Eduardo Ramos e Felipe Alves; Macena
Técnico: Rodrigo Santana

Motivo: quartas de final do Campeonato Mineiro
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Data e horário: 17 de março de 2018 (domingo), às 16h
Árbitro: Jerferson Antônio da Costa (CBF)
Assistentes: Marcus Vinícius Gomes (CBF) e Ricardo Júnio de Souza (CBF)

Tags: campeonato mineiro atleticomg interiormg futnacional seriea galo urt