Atlético

CAMPEONATO MINEIRO

Atlético leva sustos, mas transforma domínio em gol e avança no Campeonato Mineiro

Equipe eliminou a URT e enfrentará o América nas semifinais do Estadual

postado em 18/03/2018 17:56 / atualizado em 18/03/2018 21:17

Ramon Lisboa/EM/D.A Press

O Atlético criou oportunidades, trocou passes e dominou a URT na maior parte do tempo da partida deste domingo, no Independência. A vitória por 1 a 0, entretanto, teve doses de preocupação. O time de Patos de Minas levou perigo a Victor, que teve boa atuação e contou até com a trave para evitar o empate. No fim, o gol solitário de Fábio Santos garantiu a classificação alvinegra para as semifinais do Campeonato Mineiro. O rival será o América.


No primeiro tempo, o Atlético teve amplo domínio da posse de bola e criou oportunidades em sequência - especialmente pelo alto. A URT, por sua vez, apostava nos contra-ataques e conseguia ameaçar o gol alvinegro. No finalzinho da etapa inicial, Fábio Santos aproveitou rebote, finalizou cruzado e contou com desvio para marcar.

Os donos da casa também tiveram mais a bola no segundo tempo. Ricardo Oliveira, de letra, quase ampliou. As melhores chances, entretanto, foram da URT. Eduardo Ramos, entretanto, desperdiçou duas oportunidades claras.

Os dois jogos contra o América - que serão disputados nesta quinta-feira e neste domingo - serão no Independência. Por ter tido campanha inferior que a do rival na primeira fase, o time alvinegro fará a partida de ida como mandante.

A URT, por sua vez, aguarda o início da Série D do Campeonato Brasileiro. No final de semana do dia 22 de abril, o time de Patos de Minas estreia na competição contra o Espírito Santo, fora de casa. Itumbiara-GO e Macaé completam o grupo A12.

O outro confronto da semifinal do Campeonato Mineiro coloca frente a frente Cruzeiro e Tupi. As partidas da decisão, por sua vez, serão disputadas em dois domingos: dias 1º e 8 de abril. No final de semana seguinte, inicia-se a Série A.

Propostas distintas


O técnico Thiago Larghi promoveu mudanças no setor ofensivo do Atlético. Por opção técnica, Luan ganhou a vaga de Róger Guedes na direita. Do outro lado, Erik substituiu Otero. Sem o aval do departamento médico, o venezuelano passou por um procedimento estético no nariz, não treinou e foi sacado da equipe.

A partida começou bastante movimentada. O Atlético, naturalmente, tinha as rédeas do jogo. A equipe da casa trocava passes - ao final do primeiro tempo foram 303 certos e 20 errados - para tentar achar espaços na defesa da URT. E conseguia. Seja pelo alto, seja por baixo, o time alvinegro levou perigo ao gol defendido por Marcão.

Logo aos 9’, Fábio Santos cruzou para Gabriel. O zagueiro escorou para Luan, que, de cabeça, exigiu grande intervenção do goleiro da URT. Ricardo Oliveira, duas vezes, e Patric também finalizaram, mas não conseguiram abrir o placar.

Apesar de ter o domínio da bola na maior parte do tempo, o Atlético também foi ameaçado pelos visitantes. A URT chegou com Dão e Felipe Alves, mas as conclusões foram para fora.
O time de Patos de Minas apostava nas saídas rápidas nos contra-ataques e tentava bolas em profundidade, especialmente pelo posicionamento avançado das linhas alvinegras. O goleiro Victor precisou sair da área seguidas vezes para afastar o perigo originado de lançamentos rivais.

Mas o domínio era mesmo do Atlético. A ‘blitz’ alvinegra se intensificou no final do primeiro tempo, especialmente nas bolas aéreas. Aos 37’, Ricardo Oliveira, de frente para o gol, concluiu uma cobrança de escanteio de Cazares. O camisa 9 completou de ombro, no chão, mas parou no pé salvador de Marcão.

Depois disso, o empate sem gols não durou muito tempo. Após nova cobrança de escanteio, a bola ficou à mercê de Fábio Santos na ponta esquerda da área. O lateral finalizou forte e contou com o desvio em Dão para marcar: 1 a 0. 

A depender da decisão do árbitro Jerferson Antônio da Costa sobre o gol ter sido contra ou não, este foi o primeiro dele pelo Atlético com a bola rolando. Os outro cinco se originaram de cobranças de pênalti.

Sustos na segunda etapa



O ritmo da primeira metade do jogo se manteve no início do segundo tempo. A URT levou perigo logo aos 3’. Eduardo Ramos fez lançamento para Macena. O atacante recebeu com liberdade, de frente para Victor. O goleiro alvinegro se posicionou bem e evitou o gol de empate.

Ao contrário do que ocorreu na partida contra o Figueirense, na última quarta-feira, o Atlético criava oportunidades em sequência. Ricardo Oliveira completou, de letra, um cruzamento de Patric. Marcão foi muito bem e evitou o golaço.

O cenário da partida continuou o mesmo: com mais posse de bola, o Atlético buscava o gol. Do outro lado, a URT apostava nos contra-ataques. Aos 25’, Eduardo Ramos, já dentro da área, chutou no travessão. Alívio para a torcida alvinegra.

A partir daí, o Atlético conseguiu controlar a partida sem grandes sustos. Thiago Larghi rodou o time e colocou em campo Gustavo Blanco, Otero e Tomás Andrade. O ‘sangue novo’ fez com que os donos da casa voltassem a dominar a URT. No final das contas, 1 a 0 mantido e classificação garantida.

ATLÉTICO 1 X 0 URT

Atlético
Victor; Patric, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Adilson e Elias (Gustavo Blanco, aos 42' do 2ºT); Luan (Tomás Andrade, aos 29’ do 2ºT), Cazares e Erik (Otero, aos 29’ do 2ºT); Ricardo Oliveira
Técnico: Thiago Larghi

URT
Marcão; Carlinhos, Dão, Victor Salinas (Ewerton Maradona, aos 37' do 2ºT) e Douglas Maia; Diogo Orlando e Jô; Bruninho (Jean Carioca, aos 13’ do 2ºT), Eduardo Ramos e Felipe Alves (Wellington, aos 26’ do 2ºT); Macena
Técnico: Rodrigo Santana

Gol: Fábio Santos, aos 41’ do 1º tempo (ATL)
Cartões amarelos: Leonardo Silva, aos 47’ do 1ºT (ATL). Bruninho, aos 25’, e Felipe Alves, aos 26’ do 2ºT; Macena, aos 16’, Marcão, aos 34’, Carlinhos, aos 35’, e Douglas Maia, aos 46' do 2ºT (URT)

Público: 11.741 torcedores
Renda: R$ 125.145,00
 
Motivo: quartas de final do Campeonato Mineiro
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Data e horário: 17 de março de 2018 (domingo), às 16h
Árbitro: Jerferson Antônio da Costa (CBF)
Assistentes: Marcus Vinícius Gomes (CBF) e Ricardo Júnio de Souza (CBF)

Tags: campeonato mineiro fabio santos atleticomg interiormg futnacional seriea galo urt independencia