Atlético

ATLÉTICO

Tardelli, Fred, Júnior... Nos últimos dez anos, Emerson é o 17º a (re)estrear pelo Atlético em clássico com o Cruzeiro; relembre

Lateral-direito de 19 anos foi titular na vitória por 1 a 0, no Independência

postado em 22/05/2018 06:30 / atualizado em 22/05/2018 09:43

Pedro Souza/Atlético

Fazer a primeira partida pelo Atlético justamente em um clássico pelo Cruzeiro. O desafio enfrentado por Emerson na vitória alvinegra por 1 a 0, nesse sábado, é, de certa forma, comum. Nos últimos dez anos, um total de 17 jogadores estrearam - ou reestrearam - no Galo em duelos contra o maior rival (relembre todos na galeria abaixo).


O lateral-direito de 19 anos mostrou certo nervosismo no início do clássico, válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Entretanto, após receber um cartão amarelo logo aos 3 minutos de jogo, Emerson se tranquilizou, fez parte de boas tramas ofensivas e teve atuação regular no restante do duelo no Independência.

Algumas das 17 estreias foram discretas, assim como a de Emerson. Outras, porém, se mostraram marcantes. O capitão Leonardo Silva havia deixado o Cruzeiro há pouco tempo. Em 12 de fevereiro de 2011, iniciou a vitoriosa trajetória pelo Atlético justamente com uma vitória por 4 a 3 sobre o ex-clube, pelo Campeonato Mineiro.

Outro defensor que marcou época no Galo - apesar de ter permanecido em Belo Horizonte por pouco tempo - foi Otamendi. O atual zagueiro do Manchester City de Pep Guardiola estreou num empate sem gols contra o Cruzeiro, em 16 de fevereiro de 2014, também pelo Estadual.

E lá na frente?

Ídolo do Atlético e peça importante nas conquistas da Copa Libertadores (2013) e da Copa do Brasil (2014), Diego Tardelli estreou justamente no clássico - e com direito a dois gols marcados. A primeira partida do atacante pelo clube foi na derrota por 4 a 2 para o Cruzeiro, em 17 de janeiro de 2009. O jogo valeu pelo Torneio de Verão, disputado no Uruguai.

O último jogador marcante a estrear pelo Atlético contra o Cruzeiro foi Fred. O centroavante fez um dos gols da derrota alvinegra por 3 a 2, em 12 de junho de 2016, pelo Campeonato Brasileiro. Menos de um ano e meio depois, retornou ao clube celeste, que já havia defendido entre 2004 e 2005.

Tags: atleticomg interiormg futnacional seriea galo emerson estreia clássico