Atlético

ATLÉTICO

Caminho às Américas: veja todos os cenários possíveis para o Atlético rumo à Libertadores

Time decide neste sábado vaga na próxima edição do torneio continental

postado em 29/11/2018 06:30 / atualizado em 27/11/2018 23:38

JUAN MABROMATA/AFP

Não há outra chance. É agora ou só em 2020. O duelo contra o Botafogo, neste sábado, marca a última oportunidade para o Atlético conseguir vaga na próxima edição da Copa Libertadores. Mas do que precisa o time mineiro na rodada final do Campeonato Brasileiro para conseguir lugar na principal competição de clubes do continente?

Antes de explicarmos todas as possibilidades, vamos entender o cenário atual. Apenas dois times lutam pela última vaga: Atlético e Atlético-PR. O xará mineiro está em sexto lugar, com 56 pontos - dois a mais que o paranaense, que ocupa a sétima posição. A equipe que terminar na frente irá à segunda fase de playoffs antes dos grupos da Libertadores.

Os jogos das duas equipes na 38ª rodada estão marcados para 19h (de Brasília) deste sábado. O Atlético recebe o nono colocado Botafogo, no Independência. O Atlético-PR, por sua vez, visita o vice-campeão Flamengo. Vamos aos cenários possíveis…

Se o Atlético vencer…

Seguirá na sexta posição, alcançará os 59 pontos e estará matematicamente na Libertadores independentemente do resultado de Flamengo x Atlético-PR.

Se o Atlético empatar…

Chegará aos 57 pontos e se classificará para a Copa Libertadores caso o Atlético-PR empate ou perca do Flamengo. Se vencerem, os paranaenses igualam a pontuação alvinegra e ultrapassa o Atlético no saldo de gols.

Se o Atlético perder...

Continuará com 56 pontos e se classificará para a Copa Libertadores caso o Atlético-PR empate ou perca do Flamengo. Se vencerem, os paranaenses chegam aos 57 pontos e ultrapassam os mineiros.

A equipe que se classificar entrará na Libertadores na segunda fase de playoffs. Serão dois duelos em formato mata-mata antes da fase de grupos. Os adversários ainda não foram sorteados pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

Se terminar o Brasileirão em sétimo, o Atlético ainda poderá ir à Libertadores. Para isso, o time mineiro terá de torcer pelo Atlético-PR na Copa Sul-Americana. Se vencerem a competição continental deste ano, os paranaenses abririam uma vaga no principal torneio das Américas via Campeonato Brasileiro. Nesse cenário, o ‘herdeiro’ seria o time alvinegro.

Tags: atleticomg interiormg futnacional seriea galo botafogorj