Atlético

ATLÉTICO

Conmebol julga apelação do Barcelona de Guayaquil e define adversário do Atlético na Libertadores

Entidade negou recurso do clube equatoriano e Defensor será o rival do Galo

postado em 17/02/2019 11:27 / atualizado em 17/02/2019 11:36

AFP / RODRIGO BUENDIA
A Conmebol divulgou, na manhã deste domingo, o resultado da apelação do Barcelona de Guayaquil, do Equador, que buscava a vaga na terceira fase da Copa Libertadores contra o Atlético. A entidade, no entanto, negou o recurso e manteve o Defensor como adversário do Galo. A partida de ida será na quarta-feira, às 21h30, no estádio Luis Franzini, em Montevidéu, no Uruguai.

O Barcelona foi punido pela escalação irregular do jogador Sebastián Pérez no primeiro jogo contra o Defensor, ainda pela segunda fase da Libertadores. Por isso, a vitória do time equatoriano por 2 a 1 se transformou em derrota por 3 a 0. O triunfo em casa por 1 a 0 resultou em eliminação para o Barcelona.

Reprodução/Internet
O time equatoriano sustentava sua defesa alegando que o clube não pode ser punido por circunstâncias alheias, responsabilizando a Federação Equatoriana de Futebol. O entendimento é que os documentos foram enviados no prazo, mas, por um erro da FEF, a inscrição não foi realizada no período correto. O caso, então, acabou sendo julgado na Câmara de Apelações da Conmebol (CAC) contra o Barcelona.

O caso

Em campo, o Defensor perdeu os dois jogos. No duelo de ida, o Barcelona venceu por 2 a 1, no Estádio Luis Franzini, em Montevidéu, capital do Uruguai. O resultado, entretanto, se transformou num 3 a 0 a favor dos uruguaios por conta da escalação irregular do volante Sebastián Pérez. A volta foi disputada no Estádio Monumental, em Guayaquil. O Barcelona ganhou de novo. A vitória por 1 a 0, entretanto, não foi suficiente para a classificação do clube equatoriano.

Depois da derrota em casa na partida de ida, o Defensor acionou a Conmebol por conta da suposta escalação irregular de Sebastián Pérez. O Tribunal Disciplinar da entidade acatou o pedido e corroborou com a interpretação de que o volante, de 25 anos, não foi inscrito na Copa Libertadores dentro do prazo estabelecido pelo artigo 19 do regulamento. A punição foi confirmada na véspera da partida de volta.

Datas dos jogos

A Conmebol já havia divulgou as datas dos jogos contra o Defensor.

O Atlético enfrentará o clube uruguaio nos dias 20, em Montevidéu, no Uruguai, e 27 de fevereiro, em Belo Horizonte (serão em duas quartas-feiras). Os dois jogos estão marcados para o mesmo horário: 21h30.

O Galo já se programou para a viagem ao Uruguai. O time embarca para Montevidéu na segunda-feira, treina na terça e joga na quarta-feira.

Se o Atlético avançar, entrará no Grupo E, com Cerro Porteño, Nacional e Zamora.

Tags: Copa Libertadores defensor barcelona nacional seriea atleticomg