Atlético

COPA LIBERTADORES

Defensor será o terceiro time uruguaio a enfrentar o Atlético em Libertadores; relembre

Equipes se enfrentarão nesta quarta-feira, no Estádio Luis Franzini, em Montevidéu

postado em 19/02/2019 06:30 / atualizado em 18/02/2019 20:44

<i>(Foto: Jorge Gontijo/EM/DAPress)</i>
Em 83 partidas nas dez edições de Copa Libertadores das quais participou, o Atlético enfrentou apenas dois times uruguaios. O terceiro rival do país vizinho a encarar a equipe alvinegra será o Defensor-URU. O duelo, pela ida da terceira fase, está marcado para 21h30 desta quarta-feira, no Estádio Luis Franzini, em Montevidéu, capital do Uruguai.

O primeiro encontro entre atleticanos e uruguaios na principal competição do continente foi em 2000. No dia 14 de março, pouco mais de 20 mil torcedores acompanharam a vitória do time comandado pelo técnico Márcio Araújo por 2 a 1 sobre o Bella Vista-URU, no Mineirão. O ex-atacante Guilherme, que formou histórica dupla ofensiva ao lado do atual diretor de futebol Marques, marcou duas vezes. Rodrigo Lemos descontou para os visitantes.

No dia 18 do mês seguinte, foi a vez de o Atlético visitar o Bella Vista, pela sexta rodada da fase de grupos. Assim como foi no Mineirão, os donos da casa levaram a melhor no Estádio Domingo Burgueño, na cidade de Maldonado. O gol da vitória por 1 a 0 dos uruguaios foi marcado por Juan Fleita.

Em 2019…

<i>(Foto: Juarez Rodrigues/EM/DAPress)</i>
Os outros dois confrontos entre Atlético e uruguaios na Libertadores ocorreram nesta temporada. Para avançar à terceira fase, o time mineiro precisou eliminar o Danubio-URU. Na partida de ida, empate por 2 a 2 no Estádio Luis Franzini, em 5 de fevereiro. O centroavante Ricardo Oliveira fez dois. Federico Rodríguez e Sergio Felipe marcaram para os mandantes.

Na volta, emoção no Independência. No último dia 12 de fevereiro, o Atlético abriu 3 a 0, mas viu o Defensor encostar no placar e dificultar uma partida que parecia tranquila. Ricardo Oliveira, duas vezes, e Luan fizeram para os donos da casa. Carlos Grossmüller e Pablo Siles descontaram para os visitantes.

Retrospecto geral

Na Libertadores, portanto, o Atlético encarou uruguaios quatro vezes, com duas vitórias, um empate e uma derrota. Foram sete gols marcados e seis sofridos. No geral, se considerados jogos de outras competições e amistosos, o time mineiro encarou equipes do país vizinho 17 vezes. E o retrospecto é positivo: sete triunfos, oito empates e só dois reveses.

Atlético e Defensor se enfrentaram apenas uma vez na história. Em 20 de fevereiro de 1997, o time alvinegro venceu amistoso por 2 a 1, no Mineirão. A partida ficou marcada pela estreia do zagueiro Márcio Santos, ex-Ajax, e dos atacantes Evair e Valdeir, ex-Palmeiras e ex-Fluminense, respectivamente. Os dois últimos balançaram as redes para os donos da casa. Atual técnico da equipe uruguaia, o ex-atacante Jorge Da Silva fez um golaço de cobertura em Taffarel e descontou. Clique aqui para relembrar como foi este jogo.

Vem mais por aí?

Se eliminar o Defensor, o Atlético conseguirá vaga no grupo E e terá outra equipe uruguaia pela frente na Copa Libertadores. O tradicionalíssimo Nacional-URU está na chave, que conta ainda com Cerro Porteño-PAR e Zamora-VEN. 

Atlético contra uruguaios na Copa Libertadores

2019

Danubio 2 x 2 Atlético

Data: 5/2/2019

Gols: Ricardo Oliveira, duas vezes (ATL); Federico Rodríguez e Sergio Felipe (DAN)

Local: Estádio Luis Franzini, em Montevidéu, no Uruguai

Motivo: jogo de ida da segunda fase da Copa Libertadores

Escalação do Atlético: Victor; Patric, Réver, Igor Rabello e Fábio Santos; Adilson e Elias; Luan, Cazares e Chará; Ricardo Oliveira
Técnico do Atlético: Levir Culpi

Atlético 3 x 2 Danubio

Data: 12/2/2019

Gols: Ricardo Oliveira, duas vezes, e Luan (ATL); Carlos Grossmüller e Pablo Siles (DAN)

Local: Independência, em Belo Horizonte

Motivo: jogo de volta da segunda fase da Copa Libertadores

Escalação do Atlético: Victor; Patric, Réver, Igor Rabello e Fábio Santos; Adilson e Elias; Luan, Cazares e Chará; Ricardo Oliveira
Técnico do Atlético: Levir Culpi

2000

Atlético 2 x 1 Bella Vista-URU

Data: 14/03/2000

Gols: Guilherme, duas vezes (ATL); Rodrigo Lemos (BVI)

Local: Mineirão, em Belo Horizonte

Motivo: terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores

Escalação do Atlético: Velloso; Bruno, Célio Silva, Cláudio Caçapa e Vitor; Alexandre Gallo, Cleison, Ramon Menezes e Irênio (Lincoln); Guilherme e Marques
Técnico do Atlético: Márcio Araújo

Bella Vista-URU 1 x 0 Atlético

Data: 18/04/2000

Gol: Juan Fleita (BVI)

Local: Estádio Domingo Burgueño, em Maldonado, no Uruguai

Motivo: sexta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores

Escalação do Atlético: Velloso; Bruno, Gilberto Silva, Cláudio Caçapa e Vitor (Ronildo); Valdir Benedito (Irênio), Alexandre Gallo, Cleison (André) e Ramon Menezes; Guilherme e Marques
Técnico do Atlético: Márcio Araújo

Tags: libertadores2019 atlético galo uruguaios danubio defensor