Atlético

ATLÉTICO

Presidente do Atlético revela como usará os milhões da venda de Emerson ao Barcelona

Sette Câmara aponta urgência para quitar dívidas e não descarta reforços

postado em 19/02/2019 13:45 / atualizado em 19/02/2019 20:31

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

O presidente do Atlético, Sérgio Sette Câmara, comentou como o clube pretende utilizar o dinheiro da venda do lateral-direito Emerson ao Barcelona. No fim do mês passado, o defensor de 20 anos foi negociação com o Barça por 12,1 milhões de euros (R$ 50,8 milhões na cotação da época). Do valor, o Galo tem direito a 7,5 milhões de euros (R$ 31,7 milhões). Em entrevista à rádio Itatiaia, nesta terça-feira, o dirigente afirmou que a prioridade é reduzir o endividamento do Alvinegro até o fim deste ano para evitar punições da Fifa. 

Sette Câmara apontou a urgência de quitar dívidas com Al-Gharafa, do Qatar, e Udinese, da Itália, em relação às contratações de Diego Tardelli, Maicosuel e Douglas Santos. O atacante retornou ao Galo em 2013, em negociação de 5,25 milhões de euros; já o meia-atacante e o lateral-esquerdo foram comprados em 2014, por  3,3 milhões e 3 milhões de euros, respectivamente. 

”Esse dinheiro (da venda de Emerson) ainda não entrou. E eu não posso revelar por confidencialidade de contrato como é que vai entrar. As cifras foram reveladas. A gente fez questão de ser super transparentes em relação a isso. Todo atleta que é negociado agora pelo clube a gente faz uma ata para deixar a coisa devidamente registrada dentro do clube para que gestões futuras, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo tomem conhecimento. Para as pessoas que a gente precisa efetivamente dar satisfação, a gente tem prestado contas. Esse dinheiro, obviamente, vai ser utilizado num primeiro momento para baixar o endividamento na Fifa, que nos preocupa. Hoje tem a possibilidade até de vir a sofrer punição técnica. Nós temos umas questões importantes que já passaram da hora de serem acertadas. E temos prazo para isso. Uma delas é ainda o valor devido ao Al-Gharafa da negociação do Tardelli, em 2013. Temos também uma dívida realmente elevada com a Udinese relativa ao Maicosuel e ao Douglas Santos. Estamos também procurando a Udinese para ver se a gente consegue fazer uma negociação envolvendo valor e algum jogador. A ideia é fazer com que esse endividamento se torne ínfimo até o fim do ano”, declarou o mandatário. 

Sérgio Sette Câmara acompanha o Atlético no Uruguai para a partida contra o Defensor, pela terceira fase preliminar da Copa Libertadores, nesta quarta-feira, às 21h30, no Estádio Luis Franzini, em Montevidéu. Em caso de classificação, o Galo estará na fase de grupos e poderá inscrever novos atletas no torneio. Sobre a possibilidade de reforços para a etapa seguinte da competição continental, o presidente não prometeu contratações, mas garantiu que está atento às oportunidades de mercado.

 

”A gente está sempre aberto a negociações, tanto para compra quanto para venda. Se aparecer alguém querendo comprar jogador e que queira dispor de um valor que seja interessante para o Atlético, nós vamos fazer a negociação. Infelizmente, é uma das grandes receitas que precisamos para sobreviver. Ao mesmo tempo, também estamos de olho no mercado. Se aparecer alguma oportunidade interessante, a gente faz um esforço e busca esse atleta para encorpar o elenco. E claro, sempre visando a uma qualificação técnica e a uma renegociação futura. A gente busca um jogador com determinado valor que, ao vestir a camisa do Atlético e performar bem, ele se torna valioso e fica interessante no mercado. É uma roda que não para. Temos de estar constantemente atentos a essas oportunidades, tanto de negociar atletas que já estão no nosso elenco quanto buscar atletas que possam vestir a camisa do Atlético e nos ajudar em compromissos futuros”, ressaltou. 

Ciente das dificuldades na Libertadores, Sette Câmara mostrou satisfação com o elenco do Atlético em 2019. O Alvinegro é o líder do Campeonato Mineiro, com 16 pontos, e eliminou o Danubio na fase anterior do torneio sul-americano. 

“Mais um mata-mata. Jogo de Libertadores é sempre difícil. Esperamos voltar para casa com ótimo resultado e sacramentar a classificação na próxima semana (jogo de volta é na quarta-feira que vem, às 21h30, no Independência). Em relação ao Mineiro, a equipe dita alternativa tem correspondido bem. Não vamos precisar só de 11 jogadores, vamos precisar de 22, 25, 27 jogadores no decorrer deste ano”, valorizou. 

Por fim, o mandatário apontou remota chance de o Atlético mandar os jogos da fase de grupos da Copa Libertadores no Mineirão. “É no Independência. Estou pensando (se o Atlético pode jogar no Mineirão na fase de grupos da Libertadores)”, concluiu. 

Tags: sergio sette camara atlético emerson venda dinheiro barcelona