Atlético

ATLÉTICO

CBF diz que enviou registros de brasileiros à Conmebol dentro do prazo e prevê, no máximo, multa a clubes

Entidade aponta possível falha de sistema de inscrição da Conmebol

postado em 21/02/2019 20:35 / atualizado em 21/02/2019 20:50

<i>(Foto: AFP / DANTE FERNANDEZ )</i>

Nesta quinta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se manifestou, em nota oficial, sobre a possibilidade de irregularidade de clubes do país no envio de listas de inscrição para as competições da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). O Atlético foi citado pela entidade como um dos 21 clubes que inscreveram jogadores fora do prazo estabelecidos pelos regulamentos da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana. A CBF garantiu que cumpriu todos os termos corretamente e informou que a Conmebol já investiga uma possível falha no sistema de inscrição. Em caso de erro na plataforma, no máximo uma multa seria aplicada às equipes. 

“A CBF informa que as listas de inscrição das equipes brasileiras na Copa Libertadores e Copa Sul-Americana foram recebidas dos clubes, assinadas e encaminhadas à Conmebol dentro dos prazos estabelecidos em regulamento. O que está em apuração junto à Conmebol é um possível erro de autenticação no sistema Comet, durante a realização de uma das etapas de homologação do processo, o que de forma alguma configura irregularidade na inscrição das equipes. Trata-se de eventual falha administrativa, que, se muito, pode resultar em aplicação de multa. A CBF está investigando as causas dessa possível situação e fornecendo os esclarecimentos necessários aos clubes envolvidos e à entidade sul-americana”, diz a nota, na íntegra. 

Atlético e mais sete clubes brasileiros estão na lista divulgada pela Conmebol nessa quarta-feira. São Paulo, Botafogo, Corinthians, Bahia, Santos e Fluminense são os outros times citados. Das equipes brasileiras notificadas, apenas Atlético e São Paulo são participantes da edição 2019 da Copa Libertadores – o clube paulista foi eliminado na segunda fase preliminar do torneio. 

De acordo com o Regulamento da Libertadores, tanto para as fases preliminares, quanto para a fase de grupos, os clubes deverão submeter suas listas de jogadores à Conmebol. Esse procedimento deve ser feito exclusivamente por meio do sistema eletrônico da entidade, o denominado COMET.

Os clubes deverão fazer a inscrição e a Associação Membro (no caso, a Confederação Brasileira de Futebol - CBF) deverá validá-la obrigatoriamente até 72 horas antes do início de cada fase da competição. Após  envio pelo sistema da Conmebol, a lista de jogadores deve ser validada pela CBF,impressa, assinada e carimbada pelo seu presidente ou secretário geral e, posteriormente, enviada por e-mail para a confederação Sul-Americana

Segundo o regulamento,  não basta simplesmente que o clube envie a documentação. Todo esse processo descrito acima (inscrição no sistema, validação pela confederação nacional, impressão, assinatura, carimbo e envio para a Conmebol) deve ser ser finalizado até 72h antes do início de cada fase da competição.

De acordo com a norma da Conmebol, a responsabilidade pela finalização do procedimento de inscrição e envio da lista validada dentro do prazo é dividida entre os clubes e suas confederações nacionais.

Tags: lista de inscrição libertadores2019 conmebol cbf atlético