Atlético

ATLÉTICO

Diretor do Atlético admite admiração por Rogério Ceni e rebate críticas por postura no mercado

Rui Costa defendeu estratégia da diretoria alvinegra na busca por um treinador

postado em 20/04/2019 20:03

<i>(Foto: Gustavo Simão/Fortaleza)</i>
O diretor de futebol do Atlético, Rui Costa, falou sobre a busca por um novo treinador. Questionado sobre o interesse em Rogério Ceni, comandante do Fortaleza, o dirigente garantiu que não iniciou negociações, mas revelou publicamente uma admiração ao ex-goleiro.

“Nós não fizemos qualquer tipo de negociação com o Rogério Ceni. Eu quero deixar isso bem claro. Primeiro, porque o Rogério Ceni não aceitaria. Segundo, porque estávamos focados numa decisão importantíssima para nós e sabemos que ele também está. Agora, não tenho nenhuma dúvida que o Rogério Ceni e o Tiago Nunes (técnico do Athletico-PR, procurado pelo Atlético anteriormente) são as fichas número 1 ou número 2 de todos os clubes do Brasil que queiram contratar um treinador. E isso não é antiético. Isso é conhecer mercado. Isso não é desonestidade. Isso é saber montar estruturas de gestão técnica da sua equipe”, disse, em entrevista coletiva neste sábado, após o empate por 1 a 1 com o Cruzeiro que fez com que o Atlético perdesse o título do Campeonato Mineiro no Independência.

Apesar de não citar nominalmente o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, a declaração de Rui Costa soa como uma resposta a críticas sofridas recentemente. O dirigente do clube cearense se irritou com a sondagem direta do Atlético a Rogério Ceni, especialmente num momento em que o treinador está envolvido na final do Estadual contra o Ceará.

“Natural que se tenha um desejo. O que não concordo é com a forma e o timing, o momento. O Fortaleza está na semana de uma final. Vale muito”, disse Marcelo Paz, em entrevista à ESPN na última quinta-feira.

“Nós vamos trabalhar dentro daquilo que for melhor para o Atlético, porque, se não for assim, vamos ter que trabalhar só com banco de dados de profissionais que estão, eventualmente, fora do mercado. Futebol nunca foi assim. Agora mudou?”, questionou-se Rui Costa.

Admiração a Ceni

O diretor alvinegro voltou a frisar que não abriu negociações com Ceni, já que o treinador está em momento decisivo no Campeonato Cearense. Fortaleza e Ceará decidem o Estadual neste domingo. Na ida, o Leão venceu por 2 a 0.

“O Rogério jamais aceitaria negociar. Quem conhece o Rogério sabe disso. E não é do meu feitio, nem do presidente Sette Câmara, nem da diretoria do Atlético (esse tipo de atitude). Agora, se você me pergunta se eu acho o Rogério Ceni um grande treinador, acho ele um baita treinador. Assim como acho o Tiago Nunes um excelente profissional. Assim como acho o Renato Portaluppi o maior treinador da história recente do futebol brasileiro”, despistou.

Leia, a seguir, todas as declarações de Rui Costa sobre a busca por um treinador

Nós, quando nos posicionamos publicamente com relação ao comando técnico da equipe, que seria do Rodrigo Santana, fomos muito transparentes com o nosso torcedor. Deixamos muito claro que ele teria o comando absoluto nessas finais. Por que dissemos isso? Primeiro porque confiamos no profissional. Segundo porque ele, rapidamente, fez com que todas as características, todo o aspecto positivo que esse grupo tem, saltassem aos olhos. E eu penso que os dois jogos que fizemos contra nosso adversário demonstraram isso. E eu disse isso para o grupo no vestiário. A questão do treinador, nós estamos trabalhando, evidentemente, com a confiança total que tínhamos e temos no Rodrigo. Não vamos colocar um prazo que não seja aquele ideal para que possamos escolher a pessoa certa para comandar o Atlético.

Primeiro, eu tenho uma história no futebol. Sempre agi com ética em tudo o que fiz, faço e farei. Tenho profundo respeito pelo clube de onde vim. Isso eu pratiquei. Quanto a isso, tive uma passagem lá que foi importante na minha trajetória profissional. Tenho certeza que agreguei no clube. Não vou comentar manifestações. Acho que não agrega nada que eu faça comentário.

Temos muito claro de que o mercado no futebol é agressivo, em que você tem que buscar sempre o melhor para o seu clube. Nós não fizemos qualquer tipo de negociação com o Rogério Ceni. Eu quero deixar isso bem claro. Primeiro, porque o Rogério Ceni não aceitaria. Segundo, porque estávamos focados numa decisão importantíssima para nós e sabemos que ele também está. Agora, não tenho nenhuma dúvida que o Rogério Ceni e o Tiago Nunes são as fichas número 1 ou número 2 de todos os clubes do Brasil que queiram contratar um treinador. E isso não é antiético. Isso é conhecer mercado. Isso não é desonestidade. Isso é saber montar estruturas de gestão técnica da sua equipe. 

Então, o Atlético, por seu diretor executivo de futebol, pelo seu presidente, pela sua diretoria, sempre estará atento ao que for melhor para o Atlético. Porque eu trabalho para o Atlético. Então, nós não fizemos qualquer movimento que pudesse minimamente tirar… E eu estou falando do Rogério Ceni porque sua pergunta é essa e eu tenho que respeitar. Eu poderia falar de Renato Portaluppi, do Felipão… Primeiro que o Rogério jamais aceitaria negociar. Quem conhece o Rogério sabe disso. Segundo que não é do meu feitio, nem do presidente Sette Câmara, nem da diretoria do Atlético. Agora, se você me pergunta se eu acho o Rogério Ceni um grande treinador, acho ele um baita treinador. Assim como acho o Tiago Nunes um excelente profissional. Assim como acho o Renato Portaluppi o maior treinador da história recente do futebol brasileiro. Entende? Então, é isso. Nós vamos trabalhar dentro daquilo que for melhor para o Atlético, porque, se não for assim, vamos ter que trabalhar só com banco de dados de profissionais que estão, eventualmente, fora do mercado. Futebol nunca foi assim. Agora mudou? Eu recebi propostas de outros clubes enquanto estava trabalhando na Chapecoense. E eu nunca entendi isso como um ato de deslealdade, um ato de ausência de ética. E o que eu disse para aquelas pessoas é que eu só poderia trabalhar em outro clube quando meu contrato com a Chapecoense terminasse. E ele terminou. Entende? Mas eu também poderia ter dito: ‘Olha, a proposta é tão sedutora, o projeto é tão interessante, que eu vou pedir licença e vou para outro projeto’. Então, o Atlético cuida de suas coisas, dos seus interesses, de uma forma muito criteriosa, muito ética, porque é assim que o presidente do clube determina e é assim que ele escolheu os profissionais que trabalham com ele. Então, é isso o que posso te dizer de uma forma objetiva, sincera e verdadeira.

Tags: fortalezace mercadobola galo seriea futnacional interiormg atleticomg