Atlético

ATLÉTICO

Róger Guedes? Beccacece? Rui Costa descarta especulações e fala sobre perfil de reforços para o Atlético

Diretor de futebol falou sobre chegada de jogadores, inclusive do possível retorno do venezuelano Otero à Cidade do Galo

postado em 30/05/2019 13:07 / atualizado em 30/05/2019 16:18

<i>(Foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)</i>
Há um mês e meio como diretor de futebol do Atlético, Rui Costa vem demonstrando perfil mais comedido do que da maioria dos executivos do Brasil e ainda não anunciou nenhum reforço.

Apesar de, segundo ele, ter o aval do presidente para já ter contratado jogadores, Rui adota cautela na pesquisa de jogadores que possam se encaixar no elenco do Galo, dando ao time ganho técnico e financeiro.

Em entrevista concedida à Rádio 98FM nesta quinta-feira, Rui Costa falou sobre chegadas e saídas tanto para o cargo de treinador, quanto para a composição do grupo de jogadores.

Novo treinador

Um dos nomes especulados para assumir o comando do Atlético é do argentino Sebastián Beccacece, ex-técnico do Defensa y Justicia. Entretanto, Rui Costa foi enfático ao descartar qualquer possibilidade de contratação do treinador neste momento.

Pode colocar uma pedra. Beccacece não vem. Não tem a mínima chance”, decretou.

Sobre Rodrigo Santana, que segue como técnico interino, Rui Costa disse que sua promoção do comando das categorias de base para o profissional não foi por acaso e que projeta ‘vida longa’ do treinador dentro do Atlético.

“Não quero estar aqui, daqui a dois meses, explicando porque eu demiti o Rodrigo Santana. (...) Estamos atentos ao mercado, mas é bom lembrar que a entrada do Rodrigo Santana foi planejada. Quando o presidente conversou comigo, na reunião que fizemos, definimos que a metodologia tinha que mudar, e o Rodrigo Santana que seria o responsável. (...) A nossa ideia é que o Rodrigo tem vida longa no Atlético, mesmo que para isso a gente precise correr riscos”, afirmou Rui Costa. 

Róger Guedes e Otero

Mesmo com uma rápida passagem - apenas 28 jogos - pelo Atlético, Róger Guedes é frequentemente lembrado nas rodas de conversa dos torcedores. Entretanto, o retorno do atacante à Cidade do Galo neste momento também foi praticamente descartado por Rui Costa.

Não posso criar uma ilusão no torcedor. Róger Guedes é um jogador que tem um salário incogitável no futebol brasileiro. Como você lida com o elenco, tendo um jogador que ganha um salário desse?”, disse.

Uma boa notícia para a torcida é o retorno do venezuelano Rómulo Otero. O venezuelano foi emprestado pelo Atlético ao Al Wehda, da Arábia Saudita em maio de 2018 e está prestes a reintegrar o elenco atleticano.
“Otero é um jogador que eu acompanho há muito tempo, enfrentei várias vezes e é um grande reforço. Deve voltar e a expectativa é que ele deva ficar”, afirmou Rui Costa. 

Quantidade e perfil de Reforços

Para Rui Costa, os jogadores que forem contratados, além da qualidade técnica, devem ter a dimensão da grandeza do Atlético, colocado pelo diretor no mesmo patamar dos maiores clubes do mundo.

“Que tipo de perfil queremos? O cara tem que entender que está chegando aqui e está vindo para o Real Madrid. Que ele está chegando em um dos maiores clubes do mundo. Não que é uma parada, ou um encerramento digno de carreira. Isso não.
Contratações serão pontuais”, destacou. 

O executivo alvinegro evitou falar em nomes de jogadores que interessam ao Atlético, para evitar, segundo ele, uma elevação dos valores de negociação. E seguiu pregando a responsabilidade na utilização de recursos financeiros, dando a entender que deve primar pela qualidade das contratações, em detrimento da quantidade.

“Nós temos que fazer contratações pontuais. Porque é isso que exige o nível de excelência no clube, para as competições que vamos disputar. Estamos buscando jogadores e caminhando para apresentar jogadores, sim. Mas dentro do que é viável, na forma de pagamento, no tempo de contrato. Estamos trabalhando para que estes reforços cheguem dentro do período de intertemporada, para que eles estejam, na volta, no mesmo nível dos outros”, disse Rui.

Saídas do elenco?

Rui Costa afirmou que o elenco do Atlético deve passar por uma renovação. Além da chegada de reforços, jogadores que estão em final de contrato não devem ter seus vínculos renovados com o Atlético.

O diretor revelou, ainda, que há atletas do elenco alvinegro que despertaram interesse de outros clubes. Dentre eles, o equatoriano Cazares, que chegou a ser sondado. Contudo, os valores propostos não agradaram à diretoria atleticana e a negociação não seguiu.

“Só recebemos sondagens, não tivemos propostas oficiais. Tivemos sondagens em relação ao Cazares, mas a proposta foi indecente, nem se cogitou. Tem aquela coisa do empresário que liga e diz 'será'? Mas assim eu não trabalho. Neste momento não temos proposta de ninguém”, contou.

Tags: Rui Costa seriea futnacional interiormg atleticomg galo mercadobola