Atlético

ATLÉTICO

Pelo segundo jogo seguido, torcida do Atlético atira objeto no gramado do Independência

Árbitra relatou arremesso de um chinelo no campo, na partida contra o Fortaleza

postado em 22/07/2019 12:19 / atualizado em 22/07/2019 12:30

<i>(Foto: Bruno Cantini / Atletico)</i>
Pelo segundo jogo consecutivo, a torcida do Atlético atirou objeto no gramado do Independência. Edna Alves Batista, árbitra da partida entre Atlético e Fortaleza, relatou na súmula o arremesso de um 'chinelo de dedo' no campo de jogo.

Segundo a árbitra descreveu na súmula, o arremesso do calçado partiu da torcida do Galo e o responsável foi identificado, sendo lavrado um boletim de ocorrência pela Polícia Militar. Ainda de acordo com o relato de Edna Alves Batista, houve 'princípio de tumulto generalizado' no local de onde partiu o chinelo. A confusão foi contida pela PM.

Na última partida do Atlético no Horto, a torcida teve o mesmo comportamento. Na vitória por 2 a 0 contra o Cruzeiro, jogo em que o Galo foi eliminado da Copa do Brasil, vários objetos foram atirados no campo. De acordo com o relato do árbitro Flávio Rodrigues de Souza na súmula da partida, 'copos plásticos com líquidos não identificados, isqueiros, canetas e escovas de dentes' foram arremessados pela torcida do Atlético. No clássico, os responsáveis não foram identificados.

Punições

De acordo com o artigo 213, inciso III, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), pratica infração o clube que 'deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo'. A equipe que descumprir a norma fica sujeita a multa de R$ 10 mil a R$ 200 mil e perda do mando de campo de uma a 10 partidas da competição em questão. Caso o responsável pelo lançamento do objeto seja identificado e apresentado à autoridade policial, o clube fica isento de responsabilidade.

O caso do clássico é mais grave. Além do número de objetos arremessados ter sido maior, os torcedores não foram identificados, o que pode fazer com que o Atlético seja punido com a perda de um a dez mandos de campo, nos termos do art. 213 citado acima.

Para que o Atlético seja julgado, é necessário que a procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) apresente uma denúncia formal a respeito dos episódios.

Tags: chinelo gramado campo arremesso objeto independencia galo interiormg futnacional seriea