Atlético

ATLÉTICO

Santana defende escalação alternativa do Atlético contra o Bahia e crava: 'Merecíamos a vitória'

Time alvinegro perdeu por 1 a 0 no Independência, na manhã deste sábado

postado em 24/08/2019 14:38 / atualizado em 24/08/2019 15:17

<i>(Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)</i>
Após a derrota deste sábado por 1 a 0 para o Bahia, o técnico Rodrigo Santana foi questionado seguidamente sobre a opção por poupar a maioria dos titulares. O comandante defendeu a estratégia no Campeonato Brasileiro, adotada para priorizar a partida de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana, contra La Equidad-COL, na próxima terça-feira.


Por conta da decisão de terça-feira, a gente aproveitou para fazer com que esses atletas treinassem mais ontem (sexta-feira) e treinassem hoje (sábado). Todos treinaram. Antes do jogo aqui, os titulares que irão jogar na Colômbia treinaram. E treinaram forte com a gente, baseado nesse jogo. A gente tem um grupo. O grupo é forte, precisamos dar sequência, ritmo para esses jogadores

“Eu vejo como um risco calculado. Todo o nosso departamento, DM (departamento médico), fisiologia, corpo técnico, decidiu que a gente ia poupar para esse jogo, com esse risco calculado. Infelizmente, o resultado não veio”, disse o treinador.

Ao contrário de outros jogos que antecediam confrontos mata-mata, Rodrigo Santana optou por poupar quase toda a equipe titular. Dos 11 considerados titulares, apenas o goleiro Cleiton e o zagueiro Igor Rabello foram utilizados diante do Bahia.

Alguns fatores pesaram para essa escolha: o horário do jogo diante do Bahia (11h), a viagem até a Colômbia (marcada para a tarde deste domingo), a importância do duelo contra La Equidad-COL e a altitude de 2.640 metros do estádio El Campín, palco da partida em Bogotá.

“Jogar hoje aqui 11h da manhã, em que poucos atletas descansam. A madrugada (anterior) já não é a mesma, para eles dormirem e descansarem. Fazer um jogo desgastante debaixo de um sol desses à 11h da manhã e 24 horas depois já estar entrando num avião para viajar não sei quantas horas, pegar altitude para trabalhar. É difícil. Quem estiver bem vai estar jogando”, frisou.

Outro motivo foi possibilitar aos titulares mais treinos em campo. Eles participaram de uma atividade na Cidade do Galo na manhã deste sábado. “Antes do jogo aqui (contra o Bahia), os titulares que irão jogar na Colômbia treinaram. E treinaram forte com a gente, baseado nesse jogo (contra La Equidad-COL)”, frisou Rodrigo Santana.

Atlético e La Equidad-COL se enfrentam na próxima terça-feira, a partir das 21h30. Por ter vencido a partida de ida por 2 a 1, o time alvinegro se classifica mesmo se empatar. Os colombianos precisam de uma vitória com pelo menos dois gols marcados. Triunfo por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis.

Derrota


Apesar do revés, Rodrigo Santana avaliou positivamente a partida contra o Bahia. “A equipe não deixou de jogar. Foi importante para eles, lutaram até o final. O grupo é forte, precisamos dar sequência, ritmo para esses jogadores”, disse.

O treinador acredita, inclusive, que o Atlético merecia sorte maior no jogo contra o Bahia. “Acho que a gente foi superior, tanto no primeiro, quanto no segundo tempo. Infelizmente, a gente não conseguiu fazer o gol. Eles fizeram o gol e conseguiram se defender bem. Não foi um resultado justo. Acho que a gente poderia ter tido a vitória. Não estou nem falando de empate, estou falando de vitória. Merecíamos a vitória, mas infelizmente não teve”, finalizou.

Tags: atleticomg interiormg futnacional seriea galo