Atlético

ATLÉTICO

Probabilidade despenca, e Atlético tem menos chance de Libertadores até que time abaixo na tabela

Estatísticas são baseadas em cálculos do departamento de matemática da UFMG

postado em 03/10/2019 17:29

<i>(Foto: Bruno Cantini/Atlético)</i>
Publicamente, o discurso de jogadores, comissão técnica e diretoria do Atlético está alinhado. Todos apontam para um mesmo objetivo até o final do ano: conquistar, via Campeonato Brasileiro, uma vaga na Copa Libertadores de 2020. Mas qual a probabilidade de o time realmente conseguir cumprir essa meta?


Ao fim de 22 rodadas, o Atlético ocupa a 10ª colocação, com 30 pontos - sete a menos que o Bahia, sexto colocado. No cenário atual - que pode ser modificado, a depender do desempenho de Flamengo e Grêmio na Libertadores e no próprio Brasileiro -, os seis melhores colocados conseguem vaga na principal competição continental em 2020.

Para saber as chances de o Atlético conquistar um lugar na Libertadores, o Superesportes consultou dados do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E as estatísticas são desanimadoras para o torcedor alvinegro, especialmente por depois da derrota dessa quarta-feira por 2 a 1 para o Vasco, em pleno Independência.

Após o revés, a probabilidade de classificação para a Libertadores despencou de 12,4% para apenas 6,5%. Para se ter uma ideia da situação complicada, até o Goiás - que somou 30 pontos e está em 11º lugar, atrás do próprio Atlético na tabela - tem mais chances: 11,8%. A diferença a favor do Esmeraldino se deve a fatores levados em conta no cálculo, como a sequência de adversários e o momento de cada equipe.

Para aumentar a probabilidade, o Atlético terá de vencer adversários duros nas próximas rodadas. Neste domingo, o rival será o vice-líder Palmeiras, no Allianz Parque. Em seguida, o time alvinegro encara o primeiro colocado Flamengo, no Maracanã. A volta a Belo Horizonte será contra uma outra ‘pedreira’: o Grêmio de Renato Gaúcho, no Independência.

Probabilidade de vaga na Libertadores, segundo UFMG


Flamengo - 99,83%
Palmeiras - 98,4%
Corinthians - 84,7%
Santos - 81,1%
Bahia - 61,4%
Internacional - 59,6%
São Paulo - 46,3%
Grêmio - 41,1%
Goiás - 11,8%
Atlético - 6,5%
Botafogo - 3,8%
Vasco - 3,3%
Fortaleza - 1,3%

Copa Sul-Americana à vista?


A maior probabilidade do Atlético, no momento, é conquistar uma vaga na próxima edição da Copa Sul-Americana. Segundo a UFMG, o time alvinegro tem 68,2% de chances de estar no torneio em 2020.

Tags: sulamericana galo seriea futnacional interiormg atleticomg