Atlético

ATLÉTICO

Ainda sem título no Atlético, gestão de Sette Câmara coleciona vexames no futebol e vive maior crise

Presidente virou alvo de críticas após resultados decepcionantes do time

postado em 27/02/2020 10:56 / atualizado em 27/02/2020 14:33

(Foto: Alexandre Guzanshe / EM DA PERSS)

Em seu último ano de mandato (2018-2020), o presidente do Atlético, Sérgio Sette Câmara, vive o momento de maior pressão e questionamento por parte do torcedor. Apesar disso, ele já revelou nos bastidores, ainda no ano passado, que pretende se candidatar à reeleição. Para concretizar esse desejo, terá que tentar convencer seus pares de que pode dar outro rumo ao futebol do Galo, que tem colecionado vexames.

A despeito do grande investimento em reforços - Savarino, Allan, Arana, Borrero, Tardelli (este último ainda não estreou) -, o Galo foi eliminado recentemente em duas grandes competições por clubes de menor poder financeiro.

Na Copa Sul-Americana, o time alvinegro caiu para o Unión. No primeiro jogo, na Argentina, levou uma goleada por 3 a 0. Na volta, no Independência, a vitória alvinegra por 2 a 0 não garantiu a vaga. Essa foi apenas a segunda participação do clube argentino em uma competição da Conmebol.

Já na Copa do Brasil, o Galo saiu para o pouco conhecido Afogados, de Pernambuco, após derrota nos pênaltis (clique e leia mais). A diferença entre os investimentos dos dois clubes é enorme. O time nordestino tem uma folha salarial mensal de aproximadamente R$ 100 mil, valor que vários jogadores do Atlético ganham todo mês. Em média, os jogadores da equipe pernambucana recebem R$ 3 mil.

De tão grande, a crise no futebol do clube resultou nas demissões do técnico Rafael Dudamel, do diretor de futebol, Rui Costa, e do gerente de futebol, Marques.

A lista de resultados decepcionantes do Atlético sob o comando de Sette Câmara é grande. Em 2018, ano em que assumiu o clube, o presidente viu o Galo ser eliminado pela Chapecoense da Copa do Brasil e pelo San Lorenzo da Copa Sul-Americana - nessa ocasião, tanto brasileiros quanto argentinos usaram times reservas.

Em 2019, o Galo caiu na fase de grupos da Copa Libertadores. O time alvinegro ficou na chave ao lado de Cerro Porteño, Nacional e Zamora. Cerro e Nacional fizeram 13 pontos. O Galo somou apenas seis - duas vitórias sobre o Zamora. Por ficar em terceiro, o Atlético ganhou uma vaga na Sul-Americana. Na segunda competição mais importante da Conmebol, o Galo caiu para o Colón, outro clube modesto da cidade de Santa Fe, na Argentina.

Sob o comando de Sette Câmara, o Galo ainda sustenta uma freguesia para o Cruzeiro, o maior rival. Perdeu duas finais do Campeonato Mineiro (2018 e 2019) e foi eliminado da Copa do Brasil do ano passado.

Para mudar sua imagem com os torcedores, Sette Câmara ainda terá a oportunidade de liderar o clube no Campeonato Mineiro e no Campeonato Brasileiro.

Enquanto isso, muitos fanáticos do Galo reclamam da administração do advogado. Prova disso é que o conhecido grupo 'Embaixadores do Galo' comunicou que suspendeu as atividades até o fim da gestão do atual presidente do clube.

Eliminações na gestão de Sette Câmara


2018

Campeonato Mineiro 2018 - Cruzeiro (final)
Copa do Brasil 2018 - Chapecoense (Oitavas de final)
Copa Sul-Americana 2018 - San Lorenzo (1ª fase)

2019

Campeonato Mineiro 2019 - Cruzeiro (final)
Copa do Brasil 2019 - Cruzeiro (quartas de final)
Copa Libertadores 2019 - Caiu na fase de grupos
Copa Sul-Americana 2019 - Colón (semifinal)

2020

Copa Sul-Americana 2020 - Unión (1ª fase)
Copa do Brasil 2020 - Afogados (2ª fase)

Tags: galo crise atleticomg merado vexames settecamara