Atlético

MERCADO

Ex-Atlético, Ricardo Oliveira fecha com o Coritiba

Atacante deve assinar contrato nesta quarta-feira

postado em 29/09/2020 13:01 / atualizado em 29/09/2020 13:22

(Foto: Bruno Cantini / Atlético)
O Coritiba anunciou nesta terça-feira a contratação do atacante Ricardo Oliveira, que conseguiu na Justiça a liberação do Atlético. Segundo o site do Coxa, o atleta de 40 anos desembarcará nesta quarta na capital paranaense para fazer exames médicos e assinar contrato.

Ricardo Oliveira já defendeu grandes equipes do futebol europeu, como Valencia e Milan. No Brasil, o atacante passou por Portuguesa, Santos, São Paulo e Atlético. No Galo, fez 110 jogos e marcou 37 gols. Além disso, vestiu a camisa da Seleção Brasileira.

Atlético


Ricardo Oliveira teve saída tumultuada do Atlético. Em entrevista ao SporTV, o experiente jogador de 40 anos eximiu o técnico Jorge Sampaoli de responsabilidade e culpou o presidente Sérgio Sette Câmara e o diretor de futebol Alexandre Mattos pelo conflituoso fim de relacionamento com o clube que defendia desde 2018.

“Quando você não está nos planos do treinador, isso faz parte do futebol. Tenho 20 anos de carreira profissional e sei que é assim. Mas a forma que eu fui tratado, né... A gente tem diretor de futebol, presidente, que poderia ligar para mim diretamente, não sou nenhum garoto, nenhum menino, sou um cara realizado, com 20 anos de profissional, cara de sucesso, sempre fui muito querido por todos por onde eu passei. Isso é uma marca que carrego comigo, de um cara sério, de trabalho, de grupo, que se doa, que trabalha, que é exemplo”, disse.

Por meio da assessoria de comunicação, o departamento de futebol do Atlético comentou as declarações de Ricardo Oliveira: "Tudo foi comunicado ao representante e advogado dele. Um deles inclusive disse que não precisava incomodar o atleta que estava na fazenda".

Segundo o atacante, faltou “dignidade” aos dirigentes. Ricardo relatou que não recebeu nenhuma ligação de Sette Câmara ou Mattos para formalizar a dispensa. O centroavante também desabafou sobre ter sido excluído da folha de pagamento do Atlético - mesmo com contrato em vigor até dezembro de 2020, à época - e do grupo de WhatsApp do elenco.

“Como assinamos um contrato e eu, sabedor dos meus direitos, não tive nenhum profissional do clube à minha disposição, muito menos a dignidade do diretor de futebol e até mesmo do presidente, para me ligar, de homem para homem, e falar assim: ‘O Ricardo, o treinador ou nós da diretoria não contamos com você. Vamos buscar uma saída, o que for melhor para você e para o clube. Mas você sabe como é o futebol, o treinador não quer, nós não queremos, vamos fazer uma reformulação no elenco’. Enfim, falar alguma coisa. Mas ninguém fez isso comigo”, disse.

“Como se não bastasse, eu fui excluído do grupo de WhatsApp do time, ninguém me deu nenhum respaldo nesse sentido para eu fazer meus treinamentos, ninguém me ligou neste período todo”, disse.

“A orientação era para eu ficar em casa, treinando em casa, e aguardando uma segunda ordem. Essa segunda ordem nunca veio por parte de ninguém. E aí, como se não bastasse isso, eu fui excluído da folha salarial. Os meus companheiros recebiam os seus vencimentos, e eu não recebia os meus. Fui cortado o direito de imagem, fui cortado a CLT. Ou seja, não recebi absolutamente nada”, prosseguiu.

Ricardo Oliveira soube que não fazia mais planos de Sampaoli e da diretoria por meio de mensagem justamente no grupo que jogadores e parte da diretoria mantém no WhatsApp. Ele recebeu o comunicado de que deveria seguir treinando em casa e cumprindo o cronograma estabelecido pelo clube durante a pausa das competições em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

A gota d’água foi quando outros jogadores dispensados (mas que ainda possuíam contrato com o Galo) voltaram a treinar no CT, mas Ricardo Oliveira não. Diante desse cenário, o atacante acionou o clube alvinegro na Justiça do Trabalho, em ação para cobrar valores atrasados (no total de R$ 3.737.450,00) e pedir a rescisão contratual (conseguida por meio de liminar).

“Eu não recebi. Esperei pacientemente para a gente chegar a um acordo. O que eles me propuseram estava totalmente longe daquilo que era o ideal. Eu não aceitei esse acordo. Por tudo o que aconteceu, acabei indo atrás dos meus direitos”, completou.

Ricardo Oliveira foi contratado pelo Atlético no fim de 2017, após três anos defendendo o Santos. Pelo clube mineiro, marcou 37 gols em 110 jogos e participou da campanha do título estadual desta temporada. 

Tags: atacante coritiba mercado coxa Ricardo Oliveira coritibapr mercadobola