Atlético

ATLÉTICO

Arena MRV: veja todo o progresso em um ano de obras no estádio do Atlético

Clube divulgou 'time lapse' para mostrar andamento da obra em BH

postado em 20/04/2021 11:56

(Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

Atlético iniciou, há um ano, a construção da Arena MRV, o seu novo estádio. O clube filmou todo o progresso das obras no bairro Califórnia, região Noroeste de Belo Horizonte, e divulgou nesta terça. O 'time lapse' mostra tudo que aconteceu no período (quase 20% já foi concluído e a previsão é de conclusão em outubro de 2022). Veja o vídeo abaixo.


No primeiro ano de obras, algumas etapas significativas foram vencidas: limpeza e substituição do material do talvegue; canalização entre Reserva Particular Ecológica (RPE) e Via Expressa; supressão vegetal; e construção das principais contenções.

Cerca de 50% dos blocos e 70% das fundações profundas estão prontas - apesar das dificuldades impostas pelas chuvas -, o processo de terraplanagem se aproxima do fim e quase 30% das estruturas metálicas foram montadas.


Contrapartidas


Ter a Arena pronta, porém, não é garantia de poder utilizá-la. Antes de efetivamente jogar na nova casa, o Atlético precisa conseguir a Licença de Operação. Nesse processo, o clube deve cumprir 89 condicionantes estabelecidas pela prefeitura de BH. São contrapartidas viárias, ambientais e sociais que o empreendedor deve dar à região onde a obra está sendo construída.


Contrapartidas ambientais


  • Preservação permanente da Reserva Particular Ecológica (RPE), área verde de 26 mil m² ao lado do estádio;
  • Regularização fundiária em área de conservação correspondente a mais que o dobro da vegetação nativa suprimida no Parque Nacional da Serra da Gandarela, no município de Rio Acima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte;
  • Plantio de 46 mil árvores em parques da cidade pelos próximos dez anos. Esse número representa uma árvore para cada assento da Arena MRV. Serão plantadas até 4.600 árvores por ano, a partir de outubro de 2021;
  • Destinação às forças de segurança de Minas Gerais de equipamentos que, somados, superam o valor de R$ 4 milhões, para auxiliar no combate a crimes ambientais.

Contrapartidas sociais


  • Investimento na infraestrutura urbana da região Reconstrução da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Califórnia;
  • Criação do Instituto Galo, voltado para o desenvolvimento de atividades e projetos de assistência pública e social, cultura, educação e lazer, com centro de línguas, inovação e criatividade para alunos da rede pública;
  • Revitalização da Mata dos Morcegos, maior área verde do bairro Califórnia. O local será transformado em um espaço para a comunidade e terá um parque linear, que será construído e mantido por 30 anos pela Arena MRV.

Tags: galo atlético interiormg