Atlético

ATLÉTICO

Cuca destaca perseverança do Atlético em meio à maratona de jogos decisivos

Técnico vê liderança da Série A como prêmio pela resiliência do grupo

postado em 08/08/2021 20:29

(Foto: Pedro Souza/Atlético)

O técnico Cuca festejou muito com jogadores e companheiros no banco de reservas a vitória de virada do Atlético sobre o Juventude, por 2 a 1, neste domingo, em Caxias do Sul. O resultado, além de levar o Galo à liderança do Campeonato Brasileiro, manteve o embalo do time, que conquistou o oitavo triunfo seguido na Série A. O treinador disse que o time foi premiado pela performance positiva e fôlego para suportar maratona de partidas em momento de decisão em outras competições. 

Cuca considera que o Atlético mostrou como o grupo está focado e forte para encarar sequência pesada de partidas até o fim da temporada. "Há muito tempo que a gente não vencia no fim, foi persistência, perseverança, a busca pela liderança. Foi isso que o time teve no fim. A gente tem que comemorar, foi a oitava vitória seguida que a gente tem, num campeonato tão difícil, com jogos domingo e quarta, viagem para Bahia, viagem para BH, viagem para Caixas do Sul, e agora viagem para Argentina. É muito degastante, e usamos toda a força do grupo possível", ressaltou. 



O comandante deu os méritos aos jogadores e a todo o estafe do futebol pela conquista da liderança graças a uma longa série vitoriosa - o Galo igualou a marca de 1977 e 1986 -, com oito vitórias consecutivas no Brasileiro. Se a gente for pesar, gente, em quatro competições nós ganhamos o Mineiro, somos os primeiros na Libertadores, no Brasileiro, estamos entre os oito na Copa do Brasil", exaltou.

"É magnífico, é maravilhoso o que o pessoal está fazendo. Lógico que vai faltar um pouco de alguma coisa, isso aí falta para todo mundo, é o momento para a gente aproveitar ao máximo, porque é muito raro, a gente nunca sabe o dia de amanhã, amanhã pode virar tudo. Mas, hoje, a gente tem que estar muito feliz", continuou o treinador, que deixou alguns titulares importantes no banco em Caxias do Sul, já pensando em força máxima diante do River Plate, na próxima quarta-feira, em Buenos Aires, pela Libertadores. 

"Conseguimos preservar alguns jogadores que podem jogar na quarta com um descanso maior, também é importante. Foi um jogo muito duro, porque o adversário tem marcação muito forte, passa as linhas, faz uma linha de cinco, às vezes seis, com mais três à frente e sai em velocidade, com jogadores leves. Você tem que propor o jogo e achar condição de infiltração e de finalização", observou.



RESULTADO JUSTO


Depois de um primeiro tempo sem muita efetividade, Cuca mexeu no time e conseguiu nível melhor de atuação, conforme avaliou. "No primeiro tempo foi um jogo muito difícil de achar, de encaixar as oportunidades, não temos jogadores de referência para fazer o pivô em uma bola longa. Temos jogadores que usam velocidade, e o que apareceu foram os lados do campo. Na única chance que teve, o Juventude fez o 1 a 0", avaliou. 

"O que já era difícil ficou o dobro de difícil, você tem que vir para o segundo tempo e encontrar essas soluções. E nós, com as mexidas, abrimos mais a equipe, pusemos mais armadores num afã de buscar o empate e depois mais atacantes para ter referência maior, para poder ter o giro maior, como aconteceu no gol do Hulk, com a tabela com o Sasha. Martelamos, buscamos até o fim, criamos oportunidade, finalizamos 20 vezes e tivemos o dobro de posse de bola, então acho que foi uma vitória merecida", comentou.

Tags: galo cuca juventude atleticomg interiormg futnacional seriea