Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz compra equipamento para monitorar desempenho de atletas em tempo real

Máquina custa em torno de R$ 45 mil reais e foi já usada no treino desta quarta

postado em 14/01/2015 18:32 / atualizado em 14/01/2015 21:10

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Yuri de Lira/DP/D.A. Press
O treino da tarde desta quarta-feira teve uma novidade além dos reforços João Paulo e Moisés. Um reforço para atuar nos bastidores. No departamento físico do Santa Cruz. O clube comprou um equipamento para monitorar o desempenho dos jogadores durante os treinos. Tudo em tempo real. Não é nenhum pioneirismo. Só em Pernambuco, por exemplo, o rival Sport já usa a tecnologia.

O nome da máquina é "First Beat" (primeiro batimento, na tradução livre do inglês). Afere, naturalmente, os batimentos cardíacos e a intensidade dos trabalhos. Via bluetooth, uma cinta amarrada nas cinturas dos atletas repassa as informações para um computador, monitorado constantemente pelos fisiologistas do clube, que podem interferir na hora que há queda no rendimento do jogadores .

Após George Castilhos, homem de confiança do técnico Ricardinho, assumir o departamento físico do Santa Cruz, a pasta solicitou à direção a compra de novos equipamentos para a temporada 2015. O investimento nesta primeira aquisição gira em torno de R$ 45 mil. "É uma máquina que vai nos ajudar bastante no nosso trabalho. O monitoramento em tempo real nos dá uma noção melhor do que cada atleta está fazendo em campo", disse o fisiologista Clóvis Calado.