Santa Cruz

SANTA CRUZ

Chuvas ajudam nova grama e direção do Santa Cruz garante jogo contra o Bahia no Arruda

Tricolor irá estrear em casa nesta temporada no próximo sábado, pelo Nordestão; Novo gramado do Arruda será do tipo bermuda celebration

postado em 22/01/2019 14:44 / atualizado em 22/01/2019 15:55

Alexandre Ricardo/CoralNet
O que poderia ser um motivo de preocupação para os torcedores, acabou sendo de comemoração pela direção do Santa Cruz. Afinal, em reta final no processo de requalificação do gramado do Arruda, as fortes chuvas que caíram no Recife nesta terça-feira até poderiam ser um impeditivo aos planos da diretoria em inaugurar o novo piso. Porém, de acordo com com Victor Pessoa, engenheiro e membro do Núcleo de Gestão do Santa Cruz, a água acabou ajudando. 

Sendo assim, o clube garante o jogo do próximo sábado, contra o Bahia, pela segunda rodada da Copa do Nordeste, para o estádio do Arruda. Na segunda-feira, quando os jornalistas que acompanham o dia a dia do clube puderam observar, o gramado ainda tinha um visual preocupante, com muita areia. Tudo dentro da normalidade, de acordo com apuração da reportagem do Superesportes. "O arpecto feio não é a grama queimada, mas areia lavada, média/grossa, que foi espalhada para nivelamento do gramado. A técnica se chama top dressing", explicou Victor Pessoa.

Nesta terça-feira, em meio às chuvas, os seguranças do clube informaram que o presidente Constantino Júnior proibiu a imprensa de ver como estava o gramado. Apesar disso, o clube mantém o otimismo em ter o piso pronto até sábado. "As obras estão andando conforme o planejamento. O jogo acontecerá no Arruda, sim. A chuva, ou a manhã chuvosa, não atrapalhou em nada, pelo contrário: ajudou no processo evolutivo da grama recém plantada", disse Victor Pessoa.

O novo gramado coral será do tipo bermuda celebration, com folhas finas, de rápido enraizamento e poder de recuperação de danos, a grama também é a mesma utilizado na Arena de Pernambuco. O custo total da reforma do gramado será de aproximadamente R$ 200 mil. "O volume de água repentino (das chuvas) foi um bom teste no quesito de drenagem. Tudo está saindo conforme planejado", garantiu Pessoa.

A última grande reforma no gramado do Arruda aconteceu em 2009, ainda na gestão do presidente Fernando Bezerra Coelho. Vale ressaltar que o piso do estádio é cuidado diariamente, porém era castigado pelo excesso de treinos que vão do time profissional, aos da base e até passando por visitantes. Situação que deverá melhorar com a conclusão das obras no Centro de Treinamento Ninho das Cobras, programado para ter o primeiro campo entregue ainda neste mês.

Laudos em dia

De acordo com Victor Pessoa, os laudos para liberação do Arruda estão todos ajustados com a Federação Pernambucana de Futebol. "Todas as certidões e laudos estão em dia", afirmou. Sendo assim, caso a reforma seja de fato concluída, o Tricolor irá fazer a sua estreia no Arruda na temporada 2019 diante do Bahia, no sábado, dia 26.