Santa Cruz

SANTA CRUZ

Buscando manter-se em evolução, Santa Cruz tem teste contra o surpreendente Flamengo-PE

Partida acontece às 21h30 desta quarta-feira, em Arcoverde, pela 2ª rodada do Campeonato Pernambucano; jogo terá os portões fechados, sem torcida

postado em 23/01/2019 10:38 / atualizado em 23/01/2019 11:40

Peu Ricardo/DP
Passo a passo, o técnico Leston Júnior vai dinamizando o Santa Cruz. Começou o trabalho com foco em ajudar a defesa, com um gol sofrido em seis testes (somando-se jogos-treinos, amistosos e partidas oficiais). No último domingo, fez  melhorar o ataque: vitória por 3 a 0 sobre o América. Organizada, a equipe tem apresentado um futebol equilibrado e promissor neste início de temporada. Marcação com eficiência, contra-ataques orquestrados. Apesar de limitado tecnicamente, sobretudo no setor ofensivo, sobressai-se mesmo com a ausência do principal centroavante, Pipico - que segue fora da equipe se recuperando de um estiramento na coxa. 

No processo de evolução e construção de um time que vem se mostrando competitivo até aqui, o Tricolor volta a campo às 21h30 desta quarta-feira, contra o Flamengo, pela segunda rodada do Campeonato Pernambucano, no estádio Aureo Bradley, em Arcoverde, no Sertão pernambucano - a 256 quilômetros do Recife. A dúvida é: com ou sem força máxima?

Afinal, a escalação do Santa Cruz é um mistério. Isso porque os atletas titulares não realizaram nenhum treinamento de campo desde domingo. Na segunda-feira, realizaram um trabalho regenerativo. Na chuvosa manhã de ontem, ficaram na academia do Arruda realizando um trabalho físico, enquanto o técnico Leston Júnior pelo segundo dia seguido treinou os reservas no CT Ninho das Cobras, em Aldeia.

De acordo com o próprio treinador, nenhum jogador seria poupado caso estivesse em plenas condições físicas de viajar para o Sertão pernambucano. Segundo a assessoria de imprensa, avaliados pelo departamento físico, nenhum jogador apresentou maiores desgastes e ficaram na academia apenas realizando um trabalho de fortalecimento. “Se depender de mim, vou para todos os jogos, quero ajudar o Santa Cruz. A gente não analisa adversário, vamos para ganhar independentemente do adversário, do campo”, disse o zagueiro Vitão.

Porém, como o Santa Cruz tem um importante compromisso no próximo sábado, contra o Bahia, pela segunda rodada da Copa do Nordeste, em partida marcada inicialmente para o Arruda, fica no ar se o time que jogará contra o Flamengo será o titular. Leston Júnior não concedeu entrevista coletiva na terça-feira. No domingo, após o jogo contra o América, afirmou que “é impossível fazer cinco, seis, sete jogos sem trocar alguns jogadores. Além do desgaste físico e emocional do jogo agora ainda teremos o desgaste de viagem".

Sem titubear

Se com titulares ou reservas, uma coisa é preciso ser dita: o Santa Cruz que irá ao Sertão sabe o que irá encontrar pela frente. O adversário desta noite, o Flamengo, venceu o Sport em plena Ilha do Retiro. O meio-campista Allan Dias afirmou que, na concentração, os jogadores corais assistiram o jogo. “A gente acompanhou, quase todo mundo assistiu. Eles foram muito bem, fizeram boa partida. Cria um alerta. Ninguém vai achando que vai ser fácil”, afirmou.

O zagueiro Vitão, destaque com dois gols na vitória sobre o América, afirmou que, se depender dele, não irá ser poupado. “Vou para o jogo, estou aí. Se depender de mim, vou para todos os jogos, quero ajudar o Santa Cruz. A gente não analisa adversário, vamos para ganhar independentemente do adversário, do campo. Vamos entrar fortes e firmes contra qualquer adversário”, disse.

Flamengo

Após largar com moral com uma surpreendente vitória sobre o Sport, o time comandado pelo técnico Nilson Corrêa, ex-goleiro de Santa Cruz e Náutico, deverá manter a mesma base da equipe para tentar se manter em alta no Estadual. Com discurso comedido, o treinador evita empolgação neste início de competição. Nossa preocupação é mais em recuperar os atletas, pelo desgaste do jogo, da viagem. Mas estamos pontuando algumas situações e preparados para mais um desafio. Sabemos vai ser muito mais difícil que o da Ilha, temos que estar em um nível melhor que estivemos, mais concentrados, com bola qualidade de jogo com a bola e sem a bola para não ser surpreendidos em casa”, disse o treinador, ídolo do Santa Cruz.

Portões fechados

Por não ter enviado os laudos do estádio Áureo Bradley, o Tigre do Moxotó não poderá receber torcedores nesta noite. “As equipes tiveram desde outubro do ano passado para entregar os laudos de funcionamento dos estádios à Federação. Infelizmente, nem todos conseguiram e sem essa documentação, não podemos autorizar a concessão de ingressos para as partidas”, afirmou o diretor de competições da Federação Pernambucana de Futebol, Murilo Falcão. 

Ficha do jogo

Santa Cruz
Ricardo Ernesto; Marcos Martins, Danny Morais, Vitão e Bruno Ré; Charles, Diego Lorenzi e Allan Dias; Augusto, Elias e Neto Costa. Técnico: Leston Júnior.

Flamengo
Sérgio; Adenílson, Alenílson e Richard; Diguinho, Raimundinho e Idevam; Tiago Bagagem, Pedro Maycon, Jefferson Maranhão e Erikys. Técnico: Nilson Corrêa.

Local: Estádio Áureo Bradley, em Arcoverde.
Horário (do Recife): 21h30.
Árbitro: Sebastião Rufino Ribeiro Filho (PE).
Assistentes: Bruno Cesar Chaves Vieira  e Daniele de Andrade Felipe (ambos do PE).