Santa Cruz

SANTA CRUZ

Copa do Brasil coloca em campo Santa Cruz e ABC, duas das equipes com mais jogos em 2019

Time que mais jogou no ano, ABC já soma 24 partidas e Tricolor entrou em campo 20 vezes. As duas equipes já se enfrentaram em 2019 com vitória coral

postado em 01/04/2019 10:42

<i>(Foto: Rodrigo Baltar/Santa Cruz)</i>
Além de toda emoção que os jogos eliminatórios da Copa do Brasil trazem para as torcidas envolvidas, o confronto entre Santa Cruz e ABC, pela quarta fase do torneio nacional terá um mais um componente envolvido: o desgaste das equipes. As equipes compõem o seleto grupo dos clubes que disputaram ao menos 20 partidas nos primeiros 90 dias de 2019. Mais que isso, o Alvinegro potiguar é a agremiação com mais jogos realizados na temporada, entrando em campo 24 vezes. 

Juntamente ao ABC, estão Bahia (23 partidas), Botafogo-PB e Chapecoense (21 partidas), Santa Cruz, Ceará, Corinthians e Náutico (20 partidas) como os clubes que mais disputaram jogos no futebol brasileiro em 2019. Apesar do desgaste, o desempenho do Tricolor do Arruda e do Elefante da Frasqueira é positivo. 

Com 20 jogos divididos entre Campeonato Pernambucano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil, o Santa Cruz possui retrospecto de nove vitórias, sete empates e quatro derrotas, dando ao clube um aproveitamento de 56,6% em 2019. Algo digno de nota é que o Santa Cruz ainda não perdeu para adversários que estarão na Série C de 2019, como é o caso do ABC. Foram duas derrotas para times da Primeira Divisão (Bahia e Ceará) e dois da Série D (Salgueiro e Vitória-PE). 

Por sua vez, o ABC disputou 24 partidas nas disputas do Campeonato Potiguar, Copa do Nordeste e Copa do Brasil. A campanha potiguar em 2019 soma 12 vitórias, seis empates e seis derrotas, o que dá ao clube um aproveitamento de 58,3%. Uma das derrotas do Alvinegro foi para o Santa Cruz, no dia 2 de fevereiro, pela 3ª rodada do Nordestão. Na oportunidade, o Tricolor do Arruda venceu por 1 a 0 com gol de Jô. 

Última decisão

Apesar de ter vencido a partida que ocorreu em 2019, o Santa Cruz não teve vantagem contra o ABC no último ‘mata-mata’ disputado entre as equipes. Pela Copa do Nordeste de 2018, os dois times se enfrentaram e a equipe potiguar passou pelo Tricolor com duas vitórias, sendo 1 a 0, em Natal e com direito a goleada por 4 a 1 nos domínios corais.