Santa Cruz

SANTA CRUZ

Projeto, elenco, reforços, base e CT: a apresentação de Milton Mendes no Santa Cruz

Treinador foi apresentado e falou sobre o acerto com a diretoria coral que pode ir até o final de 2021

postado em 22/05/2019 14:36 / atualizado em 22/05/2019 20:41

<i>(Foto: Santa Cruz/Divulgação)</i>
Anunciado como novo técnico do Santa Cruz na noite da última segunda-feira quando ainda estava em Portugal - onde possui residência física -, Milton Mendes já colocou a mão na massa. Na tarde desta quarta-feira, o treinador foi apresentado e já vai comandar o primeiro treinamento à frente do time visando a partida contra o ABC, sábado, no Arruda, pela quinta rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. A Cobra Coral é lanterna do grupo A da competição.

Esta será a segunda passagem de Milton pelo Tricolor. Ele já havia comandado o Santa Cruz em 2016, quando fez história ao conquistar o Campeonato Pernambucano e a Copa do Nordeste daquele ano - o torneio regional é o maior título do clube. Durante esses quase três anos, o técnico passou pelo Vasco e pelo Sport. O trabalho no rival, aliás, foi o seu último, em 2018.

Na entrevista coletiva, o técnico de 54 anos falou sobre o projeto no Santa Cruz - Milton assinou um contrato até 2021 que será dividido por módulos, isto é, será renovado automaticamente ao atingir as metas (acesso). Além disso, analisou o elenco, comentou a busca para retomar a confiança dos jogadores, citou a postura, analisou o trabalho feito com os pretas da casa, a importância do CT e convocou a torcida. Confira os principais trechos:

Projeto e saúde financeira 

"São três anos. Diferentemente dos outros projetos que participei, a exceção da Ferroviária que eu consegui planejar tudo. Eu acho que esse é o meu forte (planejar). E eu fui pouco explorado nisso. Então o presidente Constantino e a direção me deram estabilidade, um contrato de três anos para que pudéssemos fazer um projeto longo, onde eu vou mostrar a todos que sou um treinador de projeto e não de três meses. O profissional é preparado para trabalhar independente de série (divisões). 

O Santa Cruz hoje é um clube tranquilo em saúde financeira. Está estabilizado, pagando, procurando fazer acertos. É justamente por isso que também estou aqui. Porque eles me procuraram para fazer acerto de coisas passadas. E isso mostra a dignidade das pessoas. É em cima disso que estou no clube. Estou porque acredito nisso. Estou muito motivado".

Elenco, retomada da confiança e postura 

"Eu acredito muito no potencial dos atletas. Foram feitas contratações que eu acompanhei. Eu estive aqui no jogo contra o Confiança a convite do presidente e já vinha acompanhando o clube. Acredito em alguns ajustes. Leston fez um trabalho muito bom, ele que construiu esse grupo juntamente com a direção. E fizeram muito bem. O grupo nesse momento está precisando de um pouquinho de estabilidade. E eu que vou assumir isso a partir de agora. A responsabilidade toda será minha. Eu vou proteger meus jogadores até o final. 

Contra Fluminense e Fortaleza foram jogos de patamar acima e os atletas tiveram uma resposta boa. Significa que eles têm potencial. E têm que por em prática. (Então) O primeiro passo será retomar a confiança dos atletas.

Eu gosto de uma equipe que tome iniciativa do jogo, uma equipe que jogue para ganhar e lute, trabalhe. Cansou, pede para sair. Mas a atitude tem que ser tomada. Lutar sempre. Então é em cima disso que eu vou dar confiança aos atletas, dar segurança para jogarem. Isso é o ponto principal".
 
 

Reforços 

"Em relação a reforços, estamos contentes com os jogadores que temos. O clube me relatou algumas coisas de alguns jogadores que estão em subrendimento e isso será avaliado pelo clube. Mas neste momento eu estou satisfeito com o que tenho. E é com esses jogadores, motivá-los, que iremos até o fim".

Jogadores da base

"Tem uma série deles. É importante realçar o trabalho que o treinador (Leston) fez. Eu vou dar continuidade a isso. Tanto que já requisitei ao diretor e ao presidente que Massaro (técnico do sub-23) vai trabalhar conosco, fazendo essa ligação. Então daremos oportunidades a outros que (também) mereçam. Vamos trabalhar em cima disso".

Centro de treinamento Ninho das Cobras 

"Isso é fundamental. Na altura (primeira passagem, em 2016) já estavam tentando fazer, mas não conseguiram. E hoje o clube já tem um CT, é lógico que está em evolução. E não é fácil organizar um clube com essa dimensão. Mas eu tenho estado muito motivado porque tenho visto coisas espetaculares. E nesse momento o mais importante é termos um lugar para trabalhar e um (outro) campo para jogar".

Torcida 

"Gostaria de fazer uma convocação ao torcedor. Eu chego hoje, mas já pensamos no sábado. Então não poderei fazer muita coisa. Nós temos que lotar o Arruda e ganhar mesmo que seja no grito. E no grito o nosso torcedor é inigualável".