Santa Cruz

SANTA CRUZ

Contra o Globo-RN na Arena de PE, Santa Cruz reencontrará antigo 'estraga-prazeres'

Em 2014, Max fez o gol que deu a vitória - e o respiro - do América-RN diante do Tricolor, pela Série B; atacante enfrentará o Tricolor neste sábado

postado em 14/08/2019 13:00 / atualizado em 14/08/2019 13:32

<i>(Foto: Ricardo Fernandes/DP Foto)</i>
Santa Cruz e Globo-RN se enfrentarão neste domingo, na Arena de Pernambuco, em partida válida pela 17ª rodada da Série C. Na briga pelo G4, só a vitória interessa ao Tricolor caso queira seguir vivo na reta final do campeonato e, assim, ter chances de avançar às quartas de final. No entanto, do outro lado do campo, jogando no time potiguar, estará o centroavante Max. Sim, ele, que foi um antigo ‘estraga-prazer’ da Cobra Coral, em outro duelo decisivo, em 2014, pela Série B. Que, inclusive, aconteceu no mesmo palco de onde será o jogo deste final de semana. 

A história explica. Naquele ano, o atacante, que jogava pelo América-RN - que brigava para não cair, a mesma situação em que se encontra o Globo-RN, atualmente 8º lugar no grupo A da Série C - , aos 34 minutos do segundo tempo, foi o responsável pelo silêncio dos 34.746 torcedores - até então, o maior público de times do Recife na Arena de Pernambuco - pernambucanos que foram estádio da Copa assistir o duelo entre o Santa Cruz e o Alvirrubro potiguar. Derrota que não só pôs fim à sequência de seis jogos de invencibilidade do time do técnico Oliveira Canindé. O revés também foi responsável por impedir a engrenada do Tricolor rumo ao G4 da Segundona.  

Inclusive, como curiosidade do duelo, quem esteve à frente do Mecão em 2014 foi um velho conhecido do futebol pernambucano, o técnico Roberto Fernandes. Jogando contra o Santa Cruz, o treinador é responsável por manter um tabu indigesto diante dos tricolores: o de nunca perder. Até agora, foram 12 jogos disputados em cinco equipes diferentes contra a Cobra Coral. De saldo, cinco vitórias e sete empates. 

Neste ano, Santa Cruz e Globo-RN se enfrentaram pela 8ª rodada da Série C. E, por muito pouco, o time de Ceará-Mirim não saiu vencedor jogando dentro de casa, no estádio Barretão. A equipe chegou a abrir 3 a 1 no placar, mas nos minutos finais, brilhou a estrela do atacante tricolor, Pipico. O camisa nove diminuiu aos 40 minutos e, nos acréscimos, fez seu segundo gol no jogo, deixando tudo igual no marcador. Naquele confronto, Max sequer esteve em campo. No entanto, para o jogo do próximo domingo, na Arena de Pernambuco, estará à disposição do técnico Higor César, depois de cumprir suspensão automática.  

Tem que calcular demais... 

Além do jogo diante da Águia no próximo sábado, na Arena de Pernambuco, o Santa Cruz vai jogar fora de casa, nos Aflitos, com o Náutico, na última rodada da fase de grupos da Série C. E, para avançar ao mata-mata, o Tricolor não pode sequer empatar. Precisa vencer os dois jogos e, ainda secar outros adversários que estão na briga pelo G4. 

Ocupando a sétima colocação com 22 pontos, e estando a dois dos quatro primeiros colocados, para o Tricolor, é necessário que, no máximo, mais duas equipes alcancem os 28 pontos. Justamente porque esta é a pontuação máxima que o time pode somar nos próximos dois jogos.
 
No entanto, as chances de classificação - que já eram baixas - da equipe do técnico Milton Mendes, diminuíram após o empate contra o Confiança, na última rodada da Terceirona. Depois de saltar de 4,8% para 16,7% com a vitória diante do Imperatriz-MA na 15ª rodada, agora as chances caíram para 11,8,de acordo com o site especializado Chance de Gol.