Santa Cruz

SANTA CRUZ

Clássico abre dúvida no Santa Cruz: quem terá a missão de quebrar a Pipicodependência?

Atacante foi o único jogador do Tricolor que marcou gols contra o rival Náutico nesta temporada, adversário do próximo sábado, na 18ª rodada da Série C

postado em 21/08/2019 13:00 / atualizado em 21/08/2019 10:15

<i>(Foto: Paulo Paiva/DP, Peu Ricardo/DP E Jota Santana/Assessoria Santa Cruz  )</i>
Foram quatro jogos entre Santa Cruz e Náutico nesta temporada. Em três deles, o atacante do Tricolor, Pipico, marcou gols. Quatro, na verdade. Média, portanto, de uma rede balançada por duelo. No entanto, o artilheiro foi diagnosticado com uma lesão na panturrilha e não poderá disputar o confronto decisivo entre os clubes, pela última rodada da Série C. Justamente em um duelo que vale a vida do clube tricolor, que para se classificar precisa de uma vitória, ou na pior das hipóteses um empate, além de contar com outros resultados. 

Com isso, abre-se a seguinte questão: se em todas as partidas entre Náutico e Santa Cruz, Pipico foi o responsável por todos os gols corais, quem terá a missão de assumir a posição de algoz do rival no Clássico das Emoções do próximo sábado? O Superesportes elencou cinco jogadores referência do Tricolor, que podem suprir a lacuna deixada por Pipico em um clássico tão importante.

As possibilidades

Charles 

Mesmo ocupando uma função mais recuada no meio de campo, como volante, Charles vem aparecendo como um agradável elemento surpresa também no ataque. Tanto é que, no último jogo, contra o Globo-RN, na Arena de Pernambuco, o jogador fez o gol da vitória diante da equipe potiguar, se posicionando dentro da pequena área, ao aproveitar uma falha da defesa. 

Mas o volante também tem outro atributo que o credita como boa opção: cobranças de falta.  Com um potente e preciso chute, Charles já balançou as redes em três oportunidades em jogadas de bola parada. Duas vezes na Série C - gol que empatou o jogo contra o Confiança, em Aracaju, e diante do Botafogo-PB, no último minuto, no Arruda - e uma pela Copa do Brasil - jogando com o ABC, também no estádio coral. 

Guilherme Queiroz 

Desde que Pipico se lesionou no empate com o ABC, pela 14ª rodada da Série C, Guilherme Queiroz foi escolhido pelo técnico Milton Mendes para ser o substituto imediato do camisa nove. Atuando como centroavante, referência no ataque do Santa Cruz, o jogador participou da partida seguinte, na vitória emocionante por 3 a 2 contra o Imperatriz, na Arena de Pernambuco, quando não foi bem. 

Em seguida, Guilherme Queiroz não ganhou sequência, porque sentiu desconforto muscular e não jogou as duas próximas partidas, contra Confiança e Globo, respectivamente. Agora, diante do Náutico, pode retornar e ser mais uma opção no setor de ataque do Tricolor. Na temporada soma dois gols, em 21 partidas. 

Dudu e a “Lei do ex”

Um dos jogadores mais carimbados no elenco do técnico Milton Mendes, Dudu foi titular em 11 jogos seguidos na Série C, sendo sete deles com o treinador. E, agora, o atacante coral, que não disputou a última partida contra o Globo por cumprir suspensão automática, deve retornar à equipe. Jaílson, que formou a trinca de ataque com Elias e Augusto na última partida, seria o mais cotado para deixar o time. 

Caso seja confirmado como titular diante do Náutico, o atacante pode fazer valer o velho ditado no futebol: a “lei do ex”. Isso porque Dudu, na temporada de 2018, disputou a Série C Timbu. Na atual temporada, soma dois gols em 17 jogos, com as camisas de Santa e Ponte Preta, seu ex-clube. No Náutico, no ano passado, marcou dois gols, em 15 partidas.  

Augusto 

Augusto apareceu como o novo talismã do técnico Milton Mendes. Acionado na partida contra o Imperatriz, deu a virada do Tricolor por 3 a 2, de cabeça, nos minutos finais. Resultado que deixou o Santa Cruz vivo na briga pelo G4 da Série C. Desde então, o treinador coral alçou o jogador entre os titulares. Incisivo e rápido no ataque, Augusto vem fazendo boas partidas. No último jogo, contra o Globo deu a assistência para Elias abrir o placar na Arena de Pernambuco. 

Elias 

Com as ausências de Pipico, goleador e referência no ataque do Tricolor, e Guilherme Queiroz, seu substituto imediato, Elias foi acionado como o novo camisa nove da equipe do técnico Milton Mendes. Contra o Globo, o prata da casa aproveitou a oportunidade e fez o gol de um típico centroavante: aparecendo na pequena área como elemento surpresa e completando o lance de carrinho para o gol. Inclusive, para o Clássico das Emoções no próximo sábado, o jogador deve continuar como titular à frente do ataque. Fez cinco gols em 27 partidas.