Santa Cruz

SANTA CRUZ

Após reunião com clubes da Série C, vice do Santa Cruz garante auxílio financeiro da CBF

Tonico Araújo garantiu que os clubes terão auxílio financeiro da CBF enquanto competições estiverem paralisadas, mas não revelou valores

postado em 27/03/2020 21:00 / atualizado em 27/03/2020 21:01

(Foto: Divulgação/Santa Cruz)
A reunião liderada nesta sexta-feira pelo presidente do Santa Cruz, Constantino Júnior, com outros 19 mandatários dos clubes que disputarão o Campeonato Brasileiro da Série C deste ano teve um saldo positivo. Isso porque, além dos assuntos abordados sobre antecipar férias e reduzir o salário dos atletas em virtude da pandemia do coronavírus, que paralisou todo o futebol, houve um pedido de auxílio financeiro à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Solicitação essa que, segundo o vice presidente da Cobra Coral, Tonico Araújo, está garantida.

Conforme apurou a reportagem do Diario de Pernambuco, em contato com o dirigente tricolor, que não participou da reunião mas recebeu atualizações de Constantino Júnior, a CBF garantiu o auxílio financeiro aos clubes da Terceirona. Inclusive realçando que o dinheiro será embolsado de "qualquer jeito". No entanto, Tonico não precisou valores, porque, segundo ele, serão negociados em outro momento e adequados à realidade de cada clube. 

"O Santa Cruz está lidando com isso de forma muito honesta, inclusive o Tininho (Constantino Júnior) se reuniu hoje com outros representantes da Série C para tratar desse assunto. E a gente vai ter essa cota de qualquer jeito. Mas, não se sabe e nem se estão definidos os valores porque a realidade de cada clube é diferente. Por exemplo, o Santa Cruz pode precisar de R$200 mil por mês e o Paysandu, R$300. Isso vai se decidir depois", declarou. 

Inclusive, até que esta situação não seja resolvida, outros assuntos como antecipação das férias e desconto no salário dos atletas também serão tratados a posteriori. Vale ressaltar que o desconto de até 25% nos vencimentos dos atletas não vem sendo bem recebido pelos sindicatos dos jogadores. De acordo com o vice presidente do Santa Cruz, esses assuntos serão tratados após a definição da cota a ser estabelecida pela CBF. 

"Como disse, essa cota da CBF a gente vai ter de qualquer jeito, mas o Santa não pode definir nada agora de salário de atleta e sobre as férias, porque vamos ficar em função da decisão da CBF", apontou Tonico Araújo.

Além dos clubes, uma ação dos próprios jogadores também pediu da CBF um auxílio financeiro durante esse período sem jogos. Ao todo, 16 capitães de times da Série C, entre eles o tricolor Danny Morais, assinaram o documento.
 
O Diario de Pernambuco tentou entrar em contato com o presidente Constantino Júnior, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.