Sport

SPORT

Nelsinho Batista prioriza evolução da defesa do Sport: 'Percebi que ficava muito exposta'

Treinador rubro-negro deseja melhorar a pior retaguarda da última Série A a partir de participação mais efetiva dos volantes

postado em 16/01/2018 08:20 / atualizado em 16/01/2018 09:30

Anderson Freire/Sport Club do Recife
Ao lado do Vitória, o Sport terminou a Série A do ano passado como dono da pior defesa da competição. Sofreu 58 gols em 38 rodadas, desempenho que contribuiu para que o time brigasse até a última rodada para se livrar do rebaixamento à Segunda Divisão. Virada a temporada, o técnico Nelsinho Batista chegou no clube ciente desse mal retrospecto. Às vésperas da estreia no Campeonato Pernambucano de 2018, o treinador tem priorizado os trabalhos para uma evolução desse sistema defensivo. 

Mesmo com números fracos na parte de trás, quase todos os jogadores do setor foram mantidos no elenco para este ano. Mas Nelsinho crê que essa mesma retaguarda que terminou o Brasileirão é capaz de render muito mais. Segundo ele, a melhora da defesa passará, essencialmente, pelos volantes.

No amistoso contra o Atlético Tucumán-ARG, no último domingo, o técnico já se agradou do desempenho de Anselmo e Pedro Castro na cabeça de área. Se a dupla de volantes cumprir a risca as suas respectivas funções defensiva, o treinador acredita que o Leão poderá voltar a ser mais sólido na parte de trás.  

“Sem críticas, observei alguns jogos do Sport no ano passado e percebi que a defesa ficava muito exposta. Então, na nossa chegada aqui colocamos isso para os volantes. O volante tem que ter uma postura por trás. Não que ele não possa penetrar, mas não a toda hora. Orientamos muitos os dois volantes para ficarem por trás, ganharem uma segunda bola e ajudarem também o sistema ofensivo. Acho que isso aconteceu. A bola vertical por dentro não entrou, porque tínhamos os dois volantes além da linha de defesa”, pontuou Nelsinho.  Anselmo confirma que a prioridade dos volantes será defender. "Nelsinho pediu para eu me preocupar primeiro com a marcação. E, basicamente, ataquei defendendo."

Para o Sport ter uma defesa mais robusta em 2018, o treinador prega ainda a cooperação entre os atletas em campo. Sem ir na contramão do futebol moderno, exige que os atacantes também participem da marcação no campo de ataque, assim como fizeram com o Tucumán. “Sem a bola, todo mundo tem que se ajudar para recuperar a bola. Recuperamos bola no meio-campo com André e Rogério.”