Sport

SPORT

Sport põe à prova favoritismo no Estadual em estreia contra o Flamengo, em Arcoverde

Às 21h30 desta quarta-feira, Leão começa Pernambucano sob a obrigação de vencer para não permitir surpresas pelas quais nem sem foi capaz de evitar

postado em 17/01/2018 08:10 / atualizado em 17/01/2018 20:16

Williams Aguiar/Sport Club do Recife
Clube com maior orçamento, dono do elenco mais caro - cuja base do ano passado foi mantida - e com os principais rivais imersos na Série C. Em sua quinta temporada seguida na Série A e agora em condições ainda mais claras de superioridade técnica, estrutural e financeira, o Leão inicia o Campeonato Pernambucano de 2018 com amplo favoritismo pela conquista do título. Às 21h30 desta quarta-feira, em Arcoverde, o Rubro-negro estreia na competição contra o Flamengo. O time começa o Estadual já na obrigação de vencer para não permitir surpresas pelas quais nem sempre foi capaz de evitar.

No início desta década, o Sport também esteve em condições superiores que os seus oponentes no Estadual, mas o favoritismo não foi confirmado na prática. Em 2011, enquanto ainda figurava na Segundona, perdeu o Pernambucano para o Santa Cruz, afundado na Série D. No ano seguinte, já na elite nacional, foi novamente vice do rival, que estava na Terceira Divisão. Em 2013, a mesma Cobra Coral - ainda na Série C - voltou na final a bater o Leão, uma divisão acima à época.

Em 2015, mais um exemplo que favoritismo não ganha jogo. No segundo ano desta sua atual sequência na Primeira Divisão, o Sport foi desbancado no Estadual por um rival não tão “íntimo” como o Santa. Foi eliminado ainda nas semifinais, para o modesto Salgueiro, da Série C. Temporada passada, contra o mesmo Carcará, o Leão conseguiu o título com alguma dificuldade - a partir de um gol solitário de Everton Felipe e de um gol polêmico dos sertanejos anulado pela arbitragem.

Por causa de roteiros assim que o futebol é capaz de apresentar, o técnico Nelsinho Batista evita cravar a sua equipe como favorita em 2018. Bicampeão estadual pelo Sport, em 2008 e 2009, sempre em divisões acima dos rivais, o treinador descarta qualquer vantagem teórica do Rubro-negro no campeonato.

“Eu tenho dois Pernambucanos e foram muito difíceis na mesma situação em que estamos hoje. Não existe favoritismo, já ganhou. Os 90 minutos de cada partida vão definir quem tem mais qualidade”, sublinhou.
 

A opinião do treinador não é unanimidade nos vestiários. Nelsinho foi na contramão do pensamento do goleiro e ídolo Magrão, uma das vozes ativas do elenco. Com sete Pernambucanos no currículo, o camisa 1 admite o favoritismo do Sport. Ao mesmo tempo, não é imprevidente e sabe que o time precisará comprovar em campo a superioridade no papel. 

"Sabemos que o Sport é favorito, mas nem sempre o favorito vence. Claro que a gente está em situação melhor que as outras duas equipes da capital, mas temos que ter consciência e trabalhar muito. Futebol mostra que o melhor time, de melhor estrutura, de mais dinheiro, nem sempre ganha jogo, campeonato", ponderou.

Time

Nelsinho não confirmou a escalação, mas a “espinha dorsal” do Sport deve ser a mesma do amistoso da Taça Ariano Suassuna, contra o Atlético Tucumán. Entre os seis reforços contratados, dois não foram relacionados: o lateral-esquerdo Capa e o meia-atacante Gabriel, ambos em readequação física. Outro ausente é o lateral-direito Raul Prata, remanescente do ano passado, ainda machucado no pé e vetado pelo departamento médico. Fabrício deve seguir no lugar dele. 

Adversário

Se o Sport vem de mais uma conquista da Taça Ariano Suassuna, o Flamengo de Arcoverde também pode se vangloriar de um título em competição de pré-temporada. Na reabertura do estádio Áureo Bradley, a Fera conquistou, ainda em 7 de janeiro a Taça Evandro Carvalho, em homenagem ao atual presidente da Federação Pernambucana de Futebol. Comandado pelo português Daniel Neri, o time aplicou 6 a 0 no Íbis e ficou com o troféu. Mais recentemente, na última quinta-feira, a equipe fez jogo-treino contra o Altinho no local e ficou no 1 a 1.

Ficha do jogo

Flamengo de Arcoverde

Alex; Walber, Edu, Alaf e David; Vagner Rosa, Marlon, Marcelo e Índio; Bibi e Diogo França. Técnico: Daniel Neri. 

Sport

Magrão; Fabrício, Ronaldo Alves, Durval e Sander; Anselmo, Pedro Castro, Índio e Marlone; Rogério e André. Técnico: Nelsinho Batista. 

Estádio: Áureo Bradley (Arcoverde-PE). Horário: 21h30. Árbitro: Gleydson Ferreira Leite (PE). Assistentes: Francisco Chaves Bezerra Junior (PE) e Cleberson Nascimento Leite (PE).