Sport

SÉRIE A

Em nova falha da defesa, Sport perde para Palmeiras por 1 a 0 e complica futuro na Série A

Leão frustra planos de vencer todos jogos que restavam em casa para fugir da queda; com resultado, equipe tem apenas um triunfo em 16 partidas

postado em 23/09/2018 19:54 / atualizado em 23/09/2018 22:04

Peu Ricardo/DP
A cada rodada que passa, o Sport derruba seus próprios planos de seguir na Série A do Campeonato Brasileiro. Após planejar uma sequência de sete vitórias nos jogos que restam em casa na competição, o Rubro-negro terá que refazer as contas. Neste domingo, na Ilha do Retiro, o time recebeu o Palmeiras e acabou derrotado por 1 a 0, com um gol de Willian em mais uma sequência de erros da defesa. Com a derrota, o Leão segue o calvário após um duelo em que voltou a mostrar aplicação tática, mas esbarrou na falta de qualidade técnica principalmente no primeiro tempo.

Agora, o retrospecto ruim do Sport só faz aumentar. Com apenas uma vitória nas últimas 16 rodadas,  a equipe terá mais uma semana livre para se preparar e viajar até Belo Horizonte onde encara o Atlético-MG no próximo domingo. Por enquanto, o Leão segue com 24 pontos e na penúltima posição da Série A. Já o Alviverde sobe na tabela e, com 50 pontos, está na vice-liderança. 

Primeiro tempo

Sport e Palmeiras protagonizaram um primeiro tempo de muita disputa pela bola e aplicação tática. Faltou, por outro lado, o principal que é a construção do jogo com trocas de passes até chegar na meta do rival. Nesse cenário, os jogadores tiveram  muitos encontrões. Em um deles, aliás, Lucas Lima sentiu o choque com Marcão e precisou ser substituído por Guerra. No fim das contas, a única chance de gol veio com o Alviverde em um chute de Deyverson defendido por Magrão, aos cinco minutos.


No lado do Sport, a equipe montada por Eduardo Baptista cumpriu bem o papel defensivo. Aplicada, conseguiu neutralizar o já sem inspiração e time misto do Palmeiras. A grande lacuna foi, mais uma vez, na parte ofensiva. Neto Moura, responsável pela criação, voltou a ser neutro. Morato, na ponta esquerda, foi inoperante. No lado direito, Marlone se desligou novamente da partida enquanto Rogério não funcionou como falso nove.

Por outro lado, o grande ponto de lucidez do time voltou a ser o volante Jair. Com a bola nos pés, o atleta conseguiu distribuir bem as jogadas e mostrou precisão nos passes. Mas, isolado na inspiração, o sistema ofensivo acabou a primeira etapa sem dar um susto no rival.

Segundo tempo

A etapa final começou assustadora para o Sport. Em dois minutos, o Palmeiras duas chances claras de gol com Guerra e Deyverson. Assustado, o Rubro-negro foi se retraindo em campo na medida em que as falhas defensivas começavam a surgir. Passados 15 minutos, porém, o Alviverde não conseguiu manter o ritmo. 

No caminho inverso, o Rubro-negro cresceu e também no intervalo de dois minutos criou duas oportunidades claras com Neto Moura e Ernando, aos 22 e 24, respectivamente.  A segunda etapa, então, deu vida a um jogo que parecia monótono no começo. O que veio na sequência, porém, foi um retrato do Sport nesta temporada. 

Primeiro, Cláudio Winck errou na saída de bola. No prosseguimento do lance, Durval cortou o cruzamento, mas a bola quase entra na própria meta. No escanteio, Magrão fez uma grande defesa na cabeçada de Gustavo Gómez. O rebote ficou nos pés de Willian, que, na primeira participação no jogo, mandou para as redes.

Ficha do jogo

Sport 0

Magrão; Ernando, Ronaldo Alves (Cláudio Winck), Durval e Sander; Marcão, Jair, Marlone, Neto Moura (Pablo Pardal) e Morato (Matheus Peixoto); Rogério. Técnico: Eduardo Baptista 

Palmeiras 1

Jailson; Mayke, Gustavo Gómez, Antônio Carlos e Victor Luis, Felipe Melo, Thiago Santos, Jean (Willian) e Lucas Lima (Guerra); Hyoran (Dudu) e Deyverson. Técnico: Luiz Felipe Scolari

Local: Ilha do Retiro (Recife)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Luciano Roggenbaum (PR) e Luiz H. Souza Santos Renesto (PR)
Gol: Willian (35min do 1ºT)
Cartões amarelos: Jair, Ronaldo Alves (S); Felipe Melo, Luan(P)
Público: 18.681 pessoas
Renda: R$ 139.705,00