Sport

SPORT

Sport inicia reestruturação na base, quer melhor integração e mira avaliador de mercado

Clube tem 12 pessoas à frente da formação de atletas, e diretor Augusto Moreira ganha função de fazer ponte com departamento dos profissionais

postado em 20/01/2019 14:00 / atualizado em 18/01/2019 21:30

Reprodução/Twitter
Recém-conduzido ao cargo de presidente, Milton Bivar começou a injetar mudanças na estrutura do futebol do Sport. Entre elas, as categorias de base. O berço de formação dos jogadores rubro-negros está implantando uma nova estrutura que visa estabelecer uma melhor transição entre as diversas categorias até a chegada nos profissionais. Com isso, 12 pessoas passam a gerir esse processo de formação de atletas com o DNA do clube.

A medida visa estancar uma lacuna aberta no CT do Leão. No ano passado, o então técnico Claudinei Oliveira chegou a pontuar o distanciamento entre os dois setores do clube. Na ocasião, ele passou a colocar atletas que estavam no elenco principal para disputar o Campeonato Brasileiro de Aspirantes, com faixa etária sub-23, a fim observar melhor os atletas. “Eu fui informado que a base era mais separada do profissional, mas eu quero usar o sub-23 para que a gente tenha mais integração”, disse.

Uma das peças responsáveis pela nova gestão, o diretor Augusto Moreira tem como papel realizar a integração com o departamento profissional, trazendo sempre informações e observações da base do Leão da Ilha. “É mostrar os atletas que nós temos com características táticas, técnicas e psicológicas para uma necessidade de uma utilização dos jogadores. É fazer um processo de transição humanitário, onde os atletas tenham oportunidade efetivamente de frequentar o profissional e serem aproveitados”, declarou.

Williams Aguiar/Sport Club do Recife
Segundo Moreira, o Sport implantará uma rede de informações desde o sub-13. Ao todo, o gestor estipula que o clube detenha 140 atletas nas mais diferentes categorias. Esses jogadores em formação serão avaliados já no próximo mês de fevereiro, quando a categoria de base entre em recesso após o fim dos torneios de começo de ano. Nessa ocasião, os integrantes e remanejamentos de promessas serão feitos para o retorno às atividades em março.

“O planejamento do futebol vai ser verticalizado. Ele vai ser integrado do futebol profissional até as categorias de sub-13 e vamos integrar com o futsal. Com 12 anos de idade, o jogador migra para o sub-13 do futebol”, disse. “Em cada categoria, terá um líder que vai estar ligado a um projeto único”, observou Augusto Moreira.

Nova função

Dentre deste novo cenário, o Sport também passará a ter um avaliador de mercado. Esse profissional será uma espécie de olheiro com a função de mapear potenciais jogadores entre 15 e 23 anos. “Nós vamos pontuar atletas e ver oportunidades que existem no mercado, através de estatísticas e vendo o desempenho dos jogadores dentro de campo”, afirmou o diretor Augusto Moreira.