Sport

SPORT

Com virada nos acréscimos, Sport quebra jejum de vitórias e vence a primeira na Série B

Nos últimos seis minutos do confronto, Leão mudou a história do jogo, fez dois gols e, de virada, arrancou a primeira vitória na competição

postado em 19/05/2019 18:02 / atualizado em 19/05/2019 20:16

<i>(Foto: Fernando Moreno/Estadão)</i>
A fase não era boa. Três rodadas da Série B e três empates. Se perdesse, o Sport entrava na zona de rebaixamento. Contudo, o Leão mostrou um “despertar” na partida deste domingo, contra o América-MG. Venceu a primeira na competição e, melhor, fora de casa.
 
Aos 40 minutos do segundo tempo, a partida parecia estar encaminhada: O time rubro-negro perdia por 1 a 0. Nos últimos seis minutos do confronto, porém, a equipe pernambucana mudou a história do jogo, fez dois gols e, de virada, arrancou a primeira vitória, ocupando agora o 7º lugar da tabela. Além disso, o Sport fez história: venceu o Coelho pela primeira vez fora de casa.

Primeiro tempo 

A primeira etapa do duelo foi marcada por muitos erros individuais, principalmente da equipe do Sport, a começar pelo sistema defensivo. Já no primeiro minuto de jogo, o atacante americano Neto Berola encontrou espaço para o chute - de fora da área - e quem salvou o Leão de sofrer o gol foi o goleiro Maílson, com grande defesa. Aos 25 minutos, novamente em chute de fora da área, ele fechou a barra em um belo chute do ex-Sport Felipe Azevedo, que minutos antes havia acertado a trave rubro-negra. A bola tinha direção: iria no ângulo.

Fechando seu “hat-trick” de defesas difíceis na primeira etapa, Maílson impediu que o América abrisse o placar, na Arena Independência, também aos 34 minutos, se esticando todo para tirar o gol do Coelho, que se encaminhava para o cantinho da barra. Sem hesitações, o goleiro do Leão foi o nome desta primeira metade do jogo, sobre a qual o time da casa teve mais domínio e volume de jogo.

Com grandes dificuldades para propor um jogo ofensivo, o Sport conseguiu fazer a sua primeira finalização apenas aos 32 minutos, com o lateral direito Norberto. Os volantes rubro-negros, João Igor e Charles, tiveram atuações apagadas nos 45 minutos iniciais. Não conseguiram fazer a transição da bola do campo de defesa para o campo de ataque e, muitas vezes, os atacantes do time eram “forçados” a buscar a bola na defesa para tentar propor jogo. Além disso, tiveram uma marcação folgada, sem muitos desarmes, permitindo ao América um fluxo ofensivo maior.

Nas poucas vezes que propôs jogo, o Sport só teve uma chance real de gol, já nos acréscimos do primeiro tempo. Guilherme, dentro da pequena área, recebeu uma sobra de bola, chutou no canto direito e quem livrou o Coelho de sofrer o gol foi o zagueiro Paulão, de cabeça, já que o goleiro Jori estava fora da barra. As equipes desceram aos vestiários com um empate sem gols.

Segundo tempo

Para a última etapa da partida, o Sport chegou mais “acordado”. Propondo mais jogadas ofensivas, o Leão passou a ter mais volume de jogo e já aos 13 minutos do segundo tempo, conseguiu uma boa chegada de ataque, com Guilherme. Ele finalizou fraco no canto direito de Jori, que defendeu. Depois disso, o adversário América-MG apertou um pouco mais a marcação, pressionou e dificultou a criatividade do Leão, que não ameaçou mais o gol do time mineiro. 

Aos 25 minutos, porém, o time rubro-negro, que estava melhor no confronto, tomou um banho de água fria quando o atacante Ademir acertou um chute cirúrgico no canto esquerdo de Maílson, que, desta vez, não conseguiu defender. O Leão, porém, continuou tentando chegar ao gol, com um chute de Elton raspando o travessão.

Entretanto, foi nos seis minutos finais da partida que o resultado foi definido. De forma heróica, o Sport conseguiu fazer dois gols e mudar a história do jogo. Aos 43 minutos, Elton sofreu um pênalti. Guilherme converteu e empatou a partida. Não parando por aí, o Leão foi em busca da virada e, nos acréscimos, o estreante do jogo, Hyuri, fez o gol de virada do time rubro-negro, evitando a confirmação do "tabu de empates" da equipe na Série B. Resultado final, 2 x 1 para o time pernambucano.

Ficha do Jogo

América-MG 1
Jori; Leandro Silva, Paulão, Pedrão, João Paulo; Zé Ricardo, Juninho e França (Christian); Felipe Azevedo (Ademir), Neto Berola (Morelli) e Jonatas Belusso. Técnico: Maurício Barbieri

Sport 2
Maílson; Sander, Adryelson, Rafael Thyere e Norberto; João Igor (Leandrinho), Charles e Sammir (Hyuri); Guilherme, Hernane Brocador (Elton) e Ezequiel. Técnico: Guto Ferreira

Local: Arena Independência (MG)
Horário: 16h
Árbitro: Edina Alves Batista (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Neuza Ines Back (ambos de SP)
Cartões amarelos: Norberto (Sport), França (América-MG), João Igor (Sport)
Gols: Ademir (América-MG), Guilherme (Sport) e Hyuri (Sport)