Sport

SPORT

Características, números, análise e outros: saiba mais sobre Ricardinho, reforço do Sport

Volante pode estrear na noite desta quinta-feira, contra o Vasco, no Rio

postado em 12/08/2020 07:40 / atualizado em 12/08/2020 09:08

(Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife )
Contratado pelo Sport desde a semana passada, o volante Ricardinho está perto de estrear pelo clube. Regularizado, o jogador teve o nome publicado no Boletim informativo Diário (BID) da CBF e viajou com a delegação rubro-negra para o Rio de Janeiro, onde a equipe enfrenta o Vasco, nesta quinta, às 20h, pela segunda rodada da Série A.

Diante da iminência da estreia do atleta de 31 anos, o Diario de Pernambuco traz algumas informações e análises acerca de Ricardinho, a fim de apresentá-lo um pouco mais para a torcida do Sport. Para isso, também conversou com o jornalista Lucas Rossafa, que cobre o Guarani (ex-time do volante) para o Portal Esporte News Mundo. Confira abaixo tópico por tópico.

Características

De acordo com o setorista, Ricardinho é um jogador de função mais criativa na cabeça de área, de distribuição de jogo e boa chegada à frente, mas não atua primordialmente na contenção. “Mais de saída (para o jogo), não atua de primeiro volante, aparece como elemento surpresa na área e já fez gol de cabeça, inclusive, chute de longa distância. É um volante que ajuda, se esforça, mas não tem a marcação como principal característica”, analisou.

Números - Série B 2019

A Segundona da temporada passada foi a última competição em que Ricardinho atuou mais efetivamente. Desta forma, a reportagem traz os principais números do volante na competição - o Bugre terminou na 13ª colocação. As estatísticas são do SofaScore:

Jogos: 31 (23 como titular e 8 saindo do banco de reservas)
- Média de minutos por jogo: 68
- Gols: 1
- Assistências: 1 
- Finalizações: 16
- Aproveitamento dos passes: 86%
- Interceptações: 24
- Dividinhas ganhas: 139
- Cartões amarelos: 7
- Cartões vermelhos: 0 
(Foto: SofaScore)

Análise da passagem do jogador pelo Guarani, onde esteve de janeiro de 2018 até agosto de 2020

“A passagem dele foi muito boa, começou muito bem e depois acabou caindo de rendimento por conta de um time irregular que tinha também, perdeu espaço com Carpini (atual técnico) e acabou não sendo aproveitado”, avaliou Lucas Rossafa. Questionado se ele pode agregar na elite nacional, acenou positivamente. “Acredito, sim, que ele pode ajudar o Sport na Série A. Ele foi o principal, mais regular e melhor jogador do Guarani em 2018”, complementou.

Neste ano - análise de Daniel Paulista

Histórico

Além do Guarani, o volante tem passagens por Criciúma, Paraná, Rio Branco-PR, Avaí, Vila Nova e Rio Branco-SP, tendo sido revelado pelo Goiás. Chama a atenção em Ricardinho, entretanto, o baixo histórico de participações na Série A, em 2009, defendendo o Esmeraldino. Na galeria de troféus, Ricardinho tem a conquista da Série A2 do Campeonato Paulista, pelo Bugre, em 2018.