CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Salgueiro e Afogados podem protagonizar a primeira final entre times do interior no PE

O Carcará e a Coruja enfrentam Sport e Náutico, respectivamente, nas sêmis

postado em 02/04/2019 18:00 / atualizado em 02/04/2019 16:18

<i>(Foto: Paulo Paiva/DP )</i>
Classificados para as semifinais do Campeonato Pernambucano, Salgueiro e Afogados da Ingazeira, podem realizar um feito inédito. Caso eliminem Sport e Náutico, respectivamente, os clubes serão protagonistas da primeira final entre times do interior da história da competição. Além disso, em 105 anos de existência, o Estadual nunca teve um campeão que não fosse da capital. 

Dominado pelos clubes do Recife, mais especificamente, Santa Cruz, Náutico e Sport, o Pernambucano só vivenciou um cenário como este em outras duas oportunidades. No ano do centenário da competição, em 2015, Salgueiro e Central avançaram até as semifinais. A Patativa foi eliminada pelo Santa, mas o time sertanejo derrotou o Sport. Em uma final inédita, que finalmente contou com a participação de um clube do sertão pernambucano, Santa Cruz e Salgueiro se enfrentaram e o tricolor garantiu sua 28ª conquista estadual. 

Já no Campeonato Pernambucano do ano passado, o Central eliminou o Sport e o Náutico despachou o Salgueiro nas semifinais. Em mais uma final envolvendo um time do agreste pernambucano, o alvirrubro chegou a sua 22ª conquista estadual e quebrou um jejum de 13 anos sem títulos, o maior da história do clube. 

A primeira edição do certame contava com apenas cinco equipes e o extinto Sport Club Flamengo foi coroado vencedor. Apesar de ter sido criado em 1915, o Campeonato Pernambucano foi disputado apenas por clubes do Recife até 1936. O primeiro time do interior do estado a estrear na competição, em 1937, foi o Central, de Caruaru. De lá para cá, devido às diferenças orçamentárias e estruturais, os time de fora da capital enfrentaram dificuldades para competir contra os clubes do Recife. 

A partir dos ano 90, os times do interior cresceram e passaram a ameaçar a hegemonia do trio de ferro. No Campeonato Pernambucano de 2012, um time do sertão ficou entre os quatro finalistas pela primeira vez. Eliminado pelo Santa Cruz na semifinal, o Salgueiro venceu o Náutico e ficou na terceira colocação. No entanto, o Salgueiro, primeiro time de fora da capital a chegar em uma final do Campeonato Pernambucano, só conseguiu o feito em 2015. Depois disso, O Salgueiro progrediu até as finais novamente em 2017 e o Central em 2018. 

2015 
 
1º lugar - Santa Cruz
2º lugar - Salgueiro
3º lugar - Sport 
4º lugar - Central 

2018 
 
1º lugar - Náutico
2º lugar - Central 
3º lugar - Sport
4º lugar - Salgueiro