UFC

Sukata de luxo

Pernambucano Mário Peixoto, o Sukata, segue hoje para Las Vegas treinar Cheick Kongo contra Minotauro

postado em 12/06/2012 11:16

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Annaclarice Almeida/DP/D.A Press
Quinton “Rampage” Jackson, BJ Penn, Michael Bisping e Cheick Kongo. Além de serem estrelas da principal franquia do MMA do mundo, os quatro lutadores têm algo mais em comum. Todos eles passaram pelas mãos de Francisco Mário Peixoto Neto. Conhecido no universo das lutas como Mário Sukata, o pernambucano de 38 anos é apontado como um dos melhores treinadores do planeta. Depois de uma longa temporada na Europa, ele voltou ao Recife motivado por questões familiares. Mas segue sendo procurado para aprimorar as técnicas de atletas mundo afora. Hoje, ele segue para Las Vegas, onde coordenará o intensivo de Kongo para o confronto com o brasileiro Rodrigo Minotauro, que será disputado em 21 de julho, no Canadá.

Apesar de ter nascido no Recife, Sukata teve o primeiro contato com as artes marciais quando sua família se mudou para João Pessoa. Foi na capital paraibana também que ele ganhou o apelido. “Essa história tem duas versões. A primeira é que eu gostava muito de uma banda de punk rock que tinha um baixista com esse apelido. E diziam que eu parecia com ele. A outra é que eu sempre gostei de acumular bugiganga. E aquela bagunça parecia um monte de sucata mesmo”, explicou. O que começou como hobbie virou coisa séria e em 2000, depois de acumular alguns triunfos em competições de jiu-jítsu, o pernambucano mudou-se para o Rio de Janeiro para estar entre os melhores da modalidade.

O contato com as artes marciais mistas foi inevitável e, em 2003, Sukata foi convidado para participar de um torneio em Moscou. “A vida nunca foi muito fácil. Eu consegui me alojar num centro na Antuérpia, na Bélgica, treinava na Holanda para lutar em Moscou”, lembra. “Mas aquele período foi muito importante, pois fiz alguns contatos que renderam uma excelente oportunidade”, acrescenta. De fato, dois anos depois ele assumia o cargo de treinador principal da academia inglesa Wolfslair, que conta com lutadores como Rampage, Bisping e Kongo.

Apesar de ter deixado a Inglaterra, a moral de Sukata continua em alta. Assim que foi confirmado como o próximo adversário de Minotauro, Kongo entrou em contato com o pernambucano. Ciente da força do brasileiro no chão, o lutador francês espera que um intensivo aumente suas chances de vitória. “Viajo na terça-feira e me encontrarei com a equipe em Las Vegas. Serão semanas de muito treinamento até a luta”, destacou Sukata, que estará no corner de Kongo durante o confronto. Se engana, porém, quem pensa que ele não voltará a brilhar do lado de dentro do octógono também. “Sempre há um último round a ser disputado.”