Mais Esportes

ESCOLARES

Primeiro dia com medalhas no judô para Pernambuco nos Jogos Escolares da Juventude

Vitória Araújo ficou com o bronze, enquanto Leonardo D'Agostin foi prata

postado em 17/11/2017 18:20 / atualizado em 17/11/2017 19:25

 Hesíodo Góes/Seturel-PE
Foram vários anos tentando, mas Vitória Araújo, aluna da Escola Dom João da Mata, em Garanhuns, enfim, conseguiu. Nesta sexta-feira, primeiro dia de disputas nos Jogos Escolares da Juventude Infantil (atletas de 15 a 17 anos), em Brasília-DF, ela abriu os caminhos para as primeiras medalhas de Pernambuco. Ela conquistou o bronze, na categoria acima de 70kg. o outro pódio para um atleta do estado veio com Leonardo D’Agostin (Escola de Aplicação – Recife), segundo lugar na categoria acima de 90 kg.

“Foi bem difícil a categoria, mas graças a Deus consegui ir bem. Tudo tem seu tempo, estou muito feliz. Eu precisava dessa vitória. Estou muito contente com o resultado”, afirmou Vitória Araújo, que só não foi a final porque pegou, nas quartas de final, a paulista Viviane Motta, que se tornaria campeã mais à frente. Ainda assim, ela seguiu firme na repescagem até garantir o bronze, ao derrotar Eline Araújo, do Amazonas com menos de 15 segundos de combate. 

A alegria de Vitória contrastou com a decepção de Leonardo D’Agostin. Atual tricampeão escolar, ele era franco favorito a um histórico quarto título. Foi até a final encontrando dificuldade e não resistiu ao paulista Lucas Brito. Após uma exaustiva luta em que persistiu o empate, a decisão foi para o golden score, quando o adversário levou a melhor.  
 
Para os técnicos da delegação pernambucana de judô nestes Jogos Escolares da Juventude Infantil, Márcio Teles e Edrremulos Sales, o início da competição comprovou a força da base da modalidade no Estado. “Das oito categorias que disputamos, conquistamos dois pódios com os pesados masculino e feminino. Poderíamos ter tido um resultado mais produtivo, mas os atletas se entregaram ao máximo e as disputas estão bastante equilibradas. No geral, começamos bem e a expectativa para o dia de amanhã é de mais medalhas”, analisou Teles. 

Atletismo

Neste sábado, mais medalhas devem vir. Neste sexta-feira, dois atletas garantiram vagas nas finais no atletismo. Fernando Ramos (Escola Poeta Joaquim Cardozo – Recife) fez o quarto melhor tempo dos 110 metros com barreiras (14s79) e Ivini Iasmin Martins (Escola Dom Idílio Soares – Ouricuri) conseguiu a quinta melhor marca do lançamento do disco (35,90m).  

Tênis de mesa 

Quem também está perto de conquistar uma medalha para o Estado nestes Jogos são as meninas do tênis de mesa. Deyse Pereira (Escola Othon Paraíso – Recife) e Maria Clara Vasconcelos (Colégio Motivo – Caruaru) estão nas quartas-de-final da disputa por equipes e decidem neste sábado (18) uma vaga nas semifinais contra o Amazonas. Se vencerem, já garantem pelo menos a medalha de bronze.