Mais Esportes

ESCOLARES

No último dia de Jogos Escolares, jovem ciclista de Ibimirim conquista medalha inédita

No encerramento das modalidades individuais, Angeson Silva conquistou uma inédita medalha de prata, na prova de estrada

postado em 19/11/2017 20:28 / atualizado em 19/11/2017 21:32

Hesíodo Góes/Seturel-PE
As competições individuais dos Jogos Escolares da Juventude Infantil (para atletas de 15 a 17 anos), em Brasília-DF, chegaram ao fim neste domingo. Pernambuco fechou a participação nesta primeira parte com 13 medalhas em dez modalidades e muitos talentos revelados. Como o do jovem ciclista Angeson Silva (Escola Inocêncio Correia Lima), da cidade de Ibimirim, no agreste do estado. Foi a primeira vez que um atleta pernambucano levou uma medalha nessa modalidade. Ele ficou com a prata na prova de estrada. 

Angeson também disputou as provas de circuito e contra-relógio, terminando em sexto e nono lugar, respectivamente. Não eram sua especialidade. A prova de estrada, sim, é a sua principal. A disputa foi acirrada e o pódio só foi definido nos últimos mestros, após uma chegada "roda com roda". O pernambucano ficou com a prata, atrás do paranaense Pedro Rossi e à frente do catarinense Danilo Carvalho. "Foi super emocionante essa prova. Treinei bastante para isso, me dediquei muito para conquistar essa medalha inédita para o Estado. Passou um filme na minha cabeça de todos os treinos que fiz, acordando às 4h30 para pedalar. Valeu a pena tudo", afirmou.

Não foi a única medalha para atletas do estado do dia. No atletismo, Maria Lucineida da Silva (EREM Margarida Falcão – Pesqueira) foi ouro nos 3.000 metros. Ela finalizou o percurso em 10min47s79 para assegurar o primeiro lugar, enquanto a segunda colocada, Giovana dos Santos, de São Paulo, fechou o percurso em 11min12s29 e Thaís Martins, da Bahia, terceiro lugar, terminou com o tempo de 11min12s42. Já Ingrid Gomes (Escola Manoel Borba – Recife) ficou com o bronze no heptatlo com 4.339 pontos. 

Na ginástica rítimica, Eduarda Martins (Colégio da Imaculada Conceição – Recife) terminou a competição por aparelhos com o bronze na bola. Na natação, Lisa Ananda (GGE) garantiu mais uma medalha, o bronze dos 100m costa. Para finalizar o dia vitorioso, na disputa por equipes no judô, o time do estado ficou com o bronze na segunda divisão. 

Nesta segunda-feira, enquanto os atletas das modalidades individuais retornam a Pernambuco, as equipes pernambucanas das modalidades coletivas chegam a Brasília. Ao todo, nesta fase, serão 80 alunos-atletas representando o Estado. Abaixo, segue a lista dos representantes de Pernambuco no basquete, futsal, handebol e voleibol:
 
Basquete
Feminino - BJ Colégio e Curso (Recife)
Masculino - Colégio Salesiano (Recife)
 
Futsal
Feminino - Escola Marechal Antônio Alves Filho/ EMAAF (Petrolina)
Masculino - Centro Educacional Hermom (Olinda)
 
Handebol
Feminino - Escola Quitéria Wanderley Simões (Venturosa)
Masculino - Colégio Imaculado Coração de Maria (Olinda)
 
Voleibol
Feminino - Colégio Dom (Olinda)
Masculino - Colégio Boa Viagem/CBV (Recife)