Mais Esportes

SUL-AMERICANO

Pernambucanos conquistam cinco ouros na 23ª edição do Sul-Americano Escolar na Bolívia

Atletas estreantes na competição, Julia Goes e Yago Delgado conquistaram o lugar mais alto do pódio em cinco oportunidades, representando o estado

postado em 12/12/2017 18:36 / atualizado em 12/12/2017 19:03

Nando Chiappetta/DP
Os atletas pernambucanos Julia Goes e Yago Delgado conquistaram o total de cinco medalhas de ouro na 23ª edição do Sul-Americano Escolar, competição realizada na cidade de Cochabamba, na Bolívia, pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). Foram três conquistas pela nadadora e duas de Yago no atletismo. A primeira de Julia saiu nos 50 metros costas. A segunda e a terceira nos revezamentos de 4x50 livre e 4x50 combinado, respectivamente. A quarta e quinta medalha de ouro tiveram o esforço e dedicação de Yago, na corrida de 100 metros com barreira e no revezamento 5x80.

Mais um ouro poderia ter sido levado por Julia no Sul-Americano. Considerada especialista nos 100 metros costas, a nadadora teve a interferência do clima em seu desempenho. Faltando 25% da prova para ser concluída, Julia contou que sentiu um mal estar. "Estava muito frio e a piscina não estava aquecendo. Quando faltava pouco para terminar a prova, eu fiquei com a vista escurecida. Cheguei na borda já muito tonta. Me tiraram da água, sentei na cadeira e me levaram para a enfermaria, no próprio local da competição. Mas a recuperação foi rápida. Em uma hora estava novinha em folha", contou Julia, que foi diagnosticada com hipotermia.

O susto deu a Julia a sexta colocação. Contudo, isso não a desmotivou. A atleta saiu satisfeita do país boliviano. "Isso acontece mesmo. Senti muito frio. Eu não fiquei assustada, sabia que era por causa do clima e que aquela sensação ruim iria passar. O importante foi que conquistei as minhas três melhores medalhas. Estou muito feliz com isso. Fechei o ano bem. Tive uma experiência bem diferente. Os atletas lá são mais fortes", contou a atleta que viajou pela primeira vez sem os pais para uma competição. 

A aposta que deu certo

Como Julia, Yago Delgado também estreou no Sul-Americano. O representante do atletismo do estado conseguiu a vaga na competição, após sua intensa dedicação e bons resultados. Nos Jogos Escolares de Pernambuco (JEP's) ficou no terceiro lugar nas provas combinadas. Portanto, a sua colocação não garantia vaga para os Jogos Escolares de Curitiba que o classificaria para o Sul-Americano. Então, o técnico de atletismo do Sport, Daniel Gonçalves, enxergou potencial no garoto de 14 anos e decidiu procurar a Secretaria de Esportes e Lazer de Pernambuco para ceder uma vaga para o Yago. Assim, o atleta conseguiu embarcar para Curitiba.

O esforço valeu a pena. O atleta não apenas levou o lugar mais alto no pódio nos 100 metros com barreira no Paraná, como também, em seguida, conquistou o ouro na mesma prova do Sul-Americano na Bolívia. "Foi gratificante demais. Essas medalhas eu dedico a todas as pessoas do Centro Santos Dumont que vem me apoiando desde sempre. Todo mundo ajudou e acreditou em mim. Agradeço ao técnico Daniel que acreditou no meu esforço. Estou muito feliz com tudo isso. É maravilhoso", disse Yago.