Mais Esportes

JOGOS UNIVERSITÁRIOS

66ª edição dos Jogos Universitários de Pernambuco iniciam seu 2º turno neste sábado

Fase final decidirá campeões de cada modalidade e segue até 15 de dezembro

postado em 10/10/2018 20:42 / atualizado em 10/10/2018 21:02

Jogos Universitários de Pernambuco/Facebook Oficial
Os Jogos Universitários de Pernambuco (JUPs) 2018 chegam ao seu segundo e decisivo turno neste sábado, indo até 15 de dezembro. São mais de 1.100 atletas inscritos nesta 66ª edição do campeonato, que reúne dez modalidades coletivas e nove individuais. Esta última fase definirá os campeões gerais no estado entre as instituições de ensino superior. Caso o vencedor do primeiro turno seja o mesmo do segundo, a instituição sagra-se campeã geral. Caso outra vença, haverá um novo jogo entre as duas para que se decida quem ficará com o título.

Os JUPs terão esportes coletivos como o vôlei e vôlei de praia, basquete tradicional e 3x3, handebol, futebol de campo, futsal, futebol society, beach soccer e futvôlei. Nas individuais, judô, atletismo, paratletismo, xadrez, badminton, natação, karatê, taekwondo e tênis de mesa. A competição também conta com os E-Sports, representados pelos jogos Fifa 2018 e League Of Legends. Neste último, Pernambuco é o atual campeão brasileiro, com o título conquistado pela equipe da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

A competição serve também como seletiva para os Jogos Universitários Brasileiros - Conferência Nordeste, que compreende o nível regional, e em seguida para a fase nacional. Tudo isso aumenta a visibilidade dos JUPs e atrai mais atletas e patrocinadores. "Os JUPs são a porta de entrada para os Jogos Universitários Brasileiros. Destacar-se aqui e vencer a etapa regional é levar seus atletas e o nome da instituição para fora do Estado. Isso é um ponto extremamente positivo para as faculdades", contou o presidente da Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes (Fape), Roberto Gomes.