Mais Esportes

PARALÍMPICO

Atleta pernambucano relata susto após voo com delegação fazer pouso de emergência

Atletas da seleção paralímpica de tênis de mesa partiam de São Paulo rumo a Paris, mas avião apresentou problemas e fez pouso forçado no Rio de Janeiro

postado em 14/10/2018 16:06 / atualizado em 15/10/2018 17:43

Gabriel Melo / Esp. DP-
Um dos 11 atletas da delegação brasileira de tênis de mesa paralímpica que irá representar o país no Mundial da modalidade, na Eslovênia, o pernambucano Lucas Carvalho relatou os momentos de tensão que passou ao lado dos companheiros e demais integrantes do Time Brasil no avião que partiam do Aeroporto Internacional de Guarulhos São Paulo inicialmente rumo a Paris na noite deste sábado. O voo (AF457) apresentou problemas técnicos em virtude de uma chuva de granizo logo após a decolagem e precisou fazer um pouso de emergência no Rio de Janeiro.

"A gente embarcou às 15h30 e passados uns 40, 50 minutos de voo, o avião começou a apresentar o problema. Estava chovendo muito, só que não dava para perceber que era granizo. Parece que a chuva danificou o radar do avião. Na hora, a gente só sentia uma turbulência muito forte e longa. Mas a gente só veio saber que se tratava de granizo depois", relatou Lucas Carvalho.

"Ficou todo mundo meio tenso, mais que o normal, mas ninguém se apavorou. Disseram que ainda chegaram a jogar combustível fora. O piloto então avisou que devido a forte chuva e pelo problema no radar teria que fazer esse pouso forçado. Não teria condições de seguir. Foi tenso, mas deu tudo certo e estamos todos bem, graças a Deus", afirmou.

Após o incidente com a aeronave (um Boing 777-200ER, da Air France), o paratleta recifense de 18 anos passou a noite em um hotel na capital carioca. Os integrantes do Time Brasil seguem viagem às 22h deste domingo. A competição está marcada para começar na próxima quarta-feira, na Eslovênia.

Com a mudança no roteiro da viagem, a delegação irá primeiramente para Amsterdã. Dorme na capital holandesa na segunda-feira e na terça parte para Zagreb, na Croácia, de onde seguem por terra os 100 quilômetros de distância até a cidade eslovena de Lasko, local da disputa. A chegada ao destino final está prevista para terça-feira à noite - o que gera uma preocupação maior com aclimatação na cidade e com o desgaste físico dos paratletas.

Lucas está confiante

Ainda se recuperando do susto, Lucas afirmou que está tranquilo e focado para o Mundial. "Essa é a minha primeira grande competição após o Para-Pan (da Costa Rica, em 2017, onde foi campeão por equipe e vice individual). Agora estou no Mundial, onde disputam apenas os 16 melhores do mundo de cada classe e a expectativa é de surpreender", afirmou.

Lucas é 8º do ranking mundial sub-23 e o 32º do ranking adulto, da classe 9. Intensificando a preparação para a competição, o pernambucano vinha treinando três horas por dia em seis dias da semana. "Apesar de estar atrás no ranking, posso ir longe. É jogar com inteligência. Estudei os pontos fortes e fracos de todos os adversários e agora é pôr em prática o que a gente fez nos treinos", pontuou.