Mais Esportes

Ginástica artística

Atletas pernambucanas conquistam ouro no Torneio Nacional de Ginástica Artística

Representantes da escola Bello Salto, ginastas conquistaram o 1º lugar no Pré-Infantil e Juvenil; mais atletas foram destaque em outras categorias

postado em 14/06/2019 20:59

<i>(Foto: Divulgação/ Bello Salto)</i>
Atletas pernambucanas foram destaque no Torneio Nacional de Ginástica Artística, realizado do dia 5 a 7 de junho, no Rio de Janeiro. As ginastas Valentina Andrade e Rebecca Rachelle foram primeiro e terceiro lugar, respectivamente, na categoria Pré-infantil. Foi destaque também a ginasta Maria Luiza Freitas, que conquistou o primeiro lugar na categoria Juvenil. As três fazem parte da escola Bello Salto, única representante de Pernambuco na competição. 

“Conseguimos dois resultado muito bons na categoria Pré-infantil, de 9 e 10 anos, com um ouro e um bronze. E na categoria Juvenil, de 13 a 15 anos, conquistamos uma medalha de ouro. Foi inédito para Pernambuco. Então foi um resultado maravilhoso”, comemorou a professora Clarissa Bello Costa.

Além de Clarissa, as meninas também são comandada pela professora Vanessa Bello Costa. Na categoria Pré-infantil foram 67 atletas disputando, enquanto na Juvenil foram 65 competidoras. Conseguiram bons resultados também Luísa Dias e Maria Lira, quinto e sétimo lugar na categoria Infantil, respectivamente.

Com os resultados, a Bello Salto ficou na terceira colocação por equipes. Ao todo, 10 ginastas representaram a escola na competição. Esta é a 10ª vez que as meninas da Bello Salto representam o estado no Torneio Nacional.

Agora, a escola se prepara a disputa do torneio amistoso Norte-Nordeste, que acontecerá em Fortaleza, de 2 a 7 de julho. “A gente tem expectativas muito boas porque no ano passado já conseguimos bons resultados, então como as meninas vêm treinando muito forte por causa do Torneio Nacional, acreditamos novamente em bons desempenhos”, explicou Clarissa.

Além do Torneio Nacional de Ginástica Artística e do torneio Norte-Nordeste, a Bello Salto disputará também o Campeonato Brasileiro de Ginástica, realizado em novembro, em Macaíba, no Rio Grande. Entretanto, essas três competições previstas no calendário da escola, já que em Pernambuco não há certames.

“A gente está tendo um pouco de dificuldade de competição Estadual. As meninas, inclusive, foram para o Torneio Nacional sem ter disputado nenhuma competição prévia. Então normalmente é bom disputar algo antes para ter uma preparação, e elas não tiveram. Não temos competições locais. Não temos um calendário oficial”, lamentou Larissa. 
  
“O Campeonato Brasileiro é diferente do Torneio Nacional. É um pouco mais difícil, onde vão todos os melhores clubes do Brasil. E iremos levar duas meninas para disputar eesta competição. Levaremos as duas dos Pré-infantil, que foram ouro e bronze, Valentina e Rebecca”, concluiu.