Mais Esportes

JEPS 2019

Da aldeia às primeiras vitórias no futsal dos Jogos Escolares de Pernambuco

Equipes Mirim e Infantil de índias fazem boa estreia em quadra

postado em 09/08/2019 17:48 / atualizado em 09/08/2019 17:54

<i>(Foto: Pedro Menezes)</i>
Duas equipes femininas de indígenas pankararus fizeram sua estreia na quadra de futsal do Clube das Águias, em Boa Viagem, pelos Jogos Escolares de Pernambuco - JEPS, nesta quinta-feira, data em que comemora-se o Dia Internacional dos Povos Indígenas.
 
A equipe Mirim, integrada por atletas de 12 a 14 anos e a Infantil, com atletas entre 15 e 17, são compostas por índias da aldeia Saco dos Barros, localizada entre os municípios pernambucanos de Petrolândia, Jatobá e Tacaratu.
 
No primeiro jogo, a equipe Mirim marcou 5 a 1 diante da equipe Dom Vital. A Infantil obteve empate em 2 a 2 no tempo regular e venceu nas penalidades, por 3 a 2, a equipe ESPAM.
 
“É importante a socialização onde as pessoas entram em contato com outra cultura. Estar envolvido em uma outra prática que não é a nossa”, ressaltou o treinador  Antônio César Monteiro em relação à experiência vivenciada nos JEPS.
 
O próximo passo para a equipe Mirim na competição acontece neste sábado, às 10h. E para a Infantil, às 11h. Ambas serão realizadas no Clube das Águias, em Boa Viagem. Em caso de mais vitórias, as equipes seguem para a semifinal.
 
A formação, que une esporte e educação, vai além das quadras e fortalece a quebra tabus. “Sair da realidade e não deixar de ser índia por estar nos jogos”, complementou Antônio.
 
As atletas estudam na Escola Estadual Indígena Pankararus, situada em Jatobá. E além do futsal, duas índias da categoria Mirim integram o atletismo. Na categoria Infantil, outras quatro.
 
OPORTUNIDADES
A treinadora de futebol do Sport, Keila Lima, fez um convite para algumas atletas pankararus retornarem ao Recife, ainda neste ano, para uma fase de treinamento no clube. As selecionadas foram Laureance, Jamiris e Suelen (categoria Infantil).
 
JEPS
Os Jogos Escolares de Pernambuco está realizando, através da Secretaria de Educação e Esportes, a fase estadual da competição, que reúne mais de dois mil atletas entre 12 e 17 anos. Futsal, Handebol, Voleibol e Basquete são as modalidades coletivas disputadas entre os dias 08 e 27 de agosto.
 
Equipe da categoria Infantil
Alice Monteiro (goleira); Jamiris Maria (fixa), Laureane Alice (fixa), Gleyscely Barros (fixa); Flaviane Monteiro (ala), Sanawai Catarina (ala); Maria Clara (pivô) e Suelen (pivô).
 
Equipe da categoria Mirim
Mariane (goleira); Ana Beatriz (fixa), Larissa Daline (fixa); Mariana Araújo (ala), Anne Eloísa (ala); Letícia Santos (pivô), Pamela Barros (pivô) e Andreinna Claudeane (pivô).