Futebol Nacional

VITÓRIA

Líder invicto do Estadual, Vitória aposta em equilíbrio e planejamento para manter posição

Treinador tem investido em time compacto, caracterizado por toques de bola e uma forte marcação no meio de campo

postado em 05/02/2018 17:00 / atualizado em 05/02/2018 18:35

Vitória das Tabocas/Divulgação
Liderando a tabela do Campeonato Pernambucano com nove pontos somados, o Vitória tem se mostrado um time equilibrado nessas cinco primeiras rodadas. Invicto até o momento, com três empates e duas vitórias, incluindo confrontos com o Santa Cruz e com o Náutico, o clube do interior pernambucano tem investido em um time compacto, caracterizado por toques de bola e uma forte marcação no meio de campo. O desafio mais próximo da equipe é manter-se invicto fora de casa diante do Belo Jardim, em partida que acontece nesta quarta-feira, às 20h.

O atual treinador do Vitória, Fernando China, está satisfeito com a campanha do grupo e explicou o fator que mais tem colaborado com o sucesso da equipe nesse início de competição, atingindo a liderança. “O nosso planejamento prévio e organizado tem afetado diretamente os nossos resultados. Tentamos manter pelo menos 80% do grupo definido para fazermos estes 30 dias de pré temporada. Não começamos o campeonato 100%, mas estamos crescendo na competição”, comentou.

Sobre o estilo de jogo do Vitória, Fernando optou pelo equilíbrio. “Não nos consideramos um time defensivo, nem ofensivo. O que fazemos é investir em uma boa marcação e em competitividade para aproveitamos as falhas do adversário, como foi o caso do jogo contra o América, no qual tivemos sucesso”, disse o técnico, que, desde o início da temporada, tem investido em armar taticamente o grupo com um 4-4-2. 

O Tricolor das Tabocas tem hoje uma folha salarial de R$ 120 mil e é o 5º clube pernambucano de maior folha, perdendo apenas para os três grandes da capital (Sport, Náutico e Santa Cruz) e para o Salgueiro. Fernando está gostando da estrutura disponível. “A diretoria vem tentando dar o melhor suporte e estrutura para desenvolvermos o nosso trabalho. Quando fazemos os projetos de maneira organizada, o resultado é colher bons frutos. O presidente, por não ter o apoio aqui e por nao poder jogar em casa, levou jogos para a Arena de Pernambuco. Investimentos dentro da nossa realidade e realizamos um trabalho com humildade”, ressaltou.

Para o confronto deste sábado, contra o Belo Jardim, a escalação do time terá apenas uma mudança garantida com relação ao último jogo: o atacante Geovane, expulso contra o América, que, possivelmente, será substituído pelo Val Paraíba. Sobre o planejamento para as próximas partidas, o treinador não esconde o otimismo: “Precisamos jogar independente do adversário. Não podemos nos intimidar diante dos confrontos; iremos respeitar nossos rivais sempre, mas não abrindo mão da nossa postura de jogo”, concluiu o treinador.