Futebol Nacional

CALENDÁRIO

FPF terá que recorrer a datas de outras competições para realizar o Pernambucano 2019

Pelo calendário oficial de competições da CBF, apenas seis datas foram reservadas para os estaduais da região, já que 12 são da Copa do Nordeste

postado em 04/10/2018 15:20 / atualizado em 04/10/2018 15:52

Peu Ricardo/DP
A Confederação Brasileira de Futebol divulgou o seu calendário oficial de competições para 2019 e com ele o já esperado confronto de datas entre as competições. Pelo organograma publicado pela entidade, serão 18 datas reservadas para os campeonatos estaduais, entre os dias 20 de janeiro e 21 de abril. Porém, a CBF não faz referência a realização da Copa do Nordeste, que está garantida por decisão judicial até 2022 e que obrigatoriamente utilizará de 12 dessas datas. Sobrando assim, originalmente, apenas seis para os estaduais da região.

Porém, em entrevista ao Superesportes, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, assegurou que o Campeonato Pernambucano será realizado entre 12 e 14 datas. Para isso, utilizará de seis a oito datas do calendário da CBF reservadas aos jogos da Copa do Brasil, Copa Libertadores e Sul-Americana. As duas últimas sem clubes do estado. 

"O calendário da CBF reflete as competições nacionais, só que existe uma decisão judicial que obriga reservas 12 datas para a Copa do Nordeste. Datas que são retiradas dos estaduais. Por isso vamos buscar as datas que faltam na Copa do Brasil e nas competições da Conmebol. Eu particularmente defendo a ideia de se realizar o estadual com 12 datas, para termos duas folgas em caso de emergência. Mas são os clubes que irão decidir", destacou Evandro.

Para se ter uma ideia, o Campeonato Pernambucano utilizou 16 datas, sendo 11 na primeira fase e mais cinco nos mata-matas (quartas, semifinais, decisão de terceiro lugar e final em dois jogos). O conselho arbitral que irá definir a fórmula do Campeonato Pernambucano de 2019 ocorrerá ainda este mês.

Campeonato Brasileiro

Pelo calendário publicado pela CBF, tanto a Série A, quanto a Série B do Campeonato Brasileiro terão uma pausa durante a realização da Copa América, no Brasil, entre os dias 14 de junho e 7 de julho. Já as Séries C e D não serão interrompidas. A primeira divisão terá sua primeira rodada no dia 28 de maio e a segundona, um dia antes.  

Por sinal, a Série C, com início no dia 28 de abril, será disputada em 24 datas, o que sugere a repetição do mesmo formato de dois grupos de dez clubes e disputa de quartas de final (valendo o acesso), semifinal e final em jogos de ida e volta. Com isso, a competição no dia 6 de outubro.

No entanto, a pedido do Náutico, a FPF solicitou junto à CBF uma modificação no formato da Série C, com a fase final sendo disputada em dois quadragulares, o que aumentaria o número de jogos e esticaria a competição. A decisão será tomada no conselho técnico que também ocorrerá este mês.

Já a Série D será a mais enxuta das competições nacionais, sendo disputada de 5 de maio a 18 de agosto, em apenas 16 datas.