Futebol Nacional

AFOGADOS

Após vitória histórica sobre Atlético/MG, Afogados consolida ascensão meteórica

Coruja foi fundada há apenas seis anos e já disputa a terceira fase da Copa do Brasil, a Série D e tem planos para a construção de um centro de treinamento

postado em 27/02/2020 11:51 / atualizado em 27/02/2020 12:32

(Foto: Cláudio Gomes/Estúdio ISO/Afogados FC)
Se ainda havia alguma dúvida sobre o patamar de relevância que o Afogados assumiu no futebol de Pernambuco, ela foi findada na noite da quarta-feira, quando da histórica classificação à terceira fase da Copa do Brasil, sobre o Atlético/MG. Em apenas seis anos, a equipe saiu da fundação para se tornar a primeira do interior pernambucano a eliminar um dos chamados gigantes do país. Ainda em festa, o presidente do clube, João Nogueira, deu entrevista exclusiva ao Diario de Pernambuco e explicou detalhes da ascensão meteórica.

O Afogados foi fundado em 18 de dezembro de 2013, coincidentemente, no mesmo dia que o Atlético Mineiro foi eliminado pelo Raja Casablanca na semifinal do Mundial de Clubes. Entre os fundadores, estava João Nogueira, que reiterou o longo prazo do Afogados para consolidar, ainda mais, a Coruja no cenário do futebol local, mas sem deixar de reforçar a conquista.

“Depois dessa vitória do Afogados sobre o Atlético/MG, eles vão olhar o Afogados de outra forma. Porque, eu não quero menosprezar, mas eles chegaram aqui de sapato alto. Chegaram de sapato alto e levaram chumbo”. Nogueira foi além e falou sobre o futuro do clube na copa. “Enquanto a gente puder ter força e capacidade de vencer o adversário, a gente vai querer chegar. Que venha Vila Nova ou Ponte Preta”.

ADMINISTRAÇÃO

O presidente da Coruja também reforçou o planejamento e administração austera do clube como fundamental para o sucesso meteórico do clube, que é o terceiro mais novo a disputar tanto a Série D quanto a Copa do Brasil deste ano. “É um sonho que a gente tinha. Quando nós fundamos o clube, a gente pensava, quando será que nós vamos disputar uma Série D? Quando será? Será que ele vai chegar um dia lá? Em seis anos, nós já vamos disputar a terceira fase da Copa do Brasil, e porque isso? É trabalho, é organização, é honestidade”. 

Reforçando o crédito que o Afogados tem no mercado e a confiança que passa a nível financeiro, Nogueira foi além. “Isso faz com que o time cresça. Se você começar a atrasar salário de jogador, eles não se entendem. A minha preocupação é essa, sempre pagar a folha em dia, inclusive, agora eu já vou terminar fevereiro, vou pagar o bicho deles e ainda vou pagar metade da folha de março”.

CALENDÁRIO

Afirmando que o foco da equipe já está voltado para o jogo contra o Sport, marcado para o próximo sábado, no Recife, João Nogueira reforçou a importância da equipe saber se dividir entre os dois torneios. Na visão do presidente, o Estadual é muito importante, uma vez que é através dele que se viabiliza a participação em torneios nacionais.

“O nosso foco agora é nesse jogo, com o Sport. Aí o que vamos fazer? Vamos dormir? Não, tem treino à tarde. Se teve jogo ontem, já tem treino a tarde hoje. Porque também, a gente não pode só visar a Copa do Brasil e esquecer o Pernambucano. A Copa do Brasil é uma consequência do Pernambucano. Se você se coloca bem, você atinja a copa. Então, a gente tem que focar os dois, com responsabilidade”.

RETROSPECTO

A história da Coruja de Afogados da Ingazeira começou em 18 de dezembro de 2013, se profissionalizou em maio de 2014 e fez a estreia oficial apenas em 20 de julho, em uma vitória por 2 a 0 sobre o Altinho, na Série A2 do Pernambucano. Naquela edição do torneio, a equipe foi eliminada nas quartas de final, frente ao Belo Jardim. No ano seguinte, a campanha foi melhor, mas a eliminação veio na semifinal, para o Vitória das Tabocas.

Em 2016, porém, após liderar a primeira fase, a Coruja seguiu até a final e, mesmo perdendo o título da A2 para o Flamengo de Arcoverde, conquistou o acesso para a elite estadual pela primeira vez. A estreia no Pernambucano foi com empate sem gols contra o Atlético, em Carpina. Eliminado na primeira fase, o time sertanejo escapou do rebaixamento com a vice-liderança do hexagonal da permanência.

Com o retorno do formato de todos contra todos no Estadual, o Afogados enfrentou os clubes do Trio de Ferro pela primeira vez em 2018, sem vitórias. Classificado à segunda fase, a Coruja foi eliminada nas quartas de final pelo campeão daquele ano, o Náutico. A grande campanha afogadense, porém, veio no ano passado. Após fechar a primeira fase na sexta colocação do Estadual, o clube eliminou o Santa Cruz nas quartas, não superou o Náutico na semi e venceu o Salgueiro na disputa de terceiro lugar, o que rendeu a vaga na Copa do Brasil.

LINHA DO TEMPO

2013 - Fundação
2014 - Estreia na Série A2
2014 - Eliminação nas quartas da A2
2015 - Eliminação nas semis da A2
2016 - Vice-campeonato da A2
2016 - Acesso ao Pernambucano A1
2017 - Eliminação na primeira fase do Pernambucano
2017 - Vice-liderança do hexagonal da morte
2018 - Primeiros confrontos com o Trio de Ferro
2018 - Eliminação para o Náutico nas quartas do Pernambucano
2019 - Vitória sobre o Santa Cruz nas quartas do Pernambucano
2019 - Eliminação para o Náutico nas semis
2019 - Vitória sobre o Salgueiro na decisão de terceiro lugar
2019 - Classificação à Copa do Brasil e à Série D 
2020 - Primeiro ponto contra Trio de Ferro (empate com Náutico)
2020 - Vitórias sobre Atléticos Acreano e Mineiro na Copa do Brasil