Futebol Nacional

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Pernambuco terá portões fechados a partir de domingo; reunião na CBF pode parar competições

Evandro Carvalho, presidente da FPF, disse que o governo de Pernambuco decidiu proibir grandes eventos em todo o estado já a partir de domingo

postado em 14/03/2020 17:01 / atualizado em 14/03/2020 20:52

(Foto: Camila Sousa/Esp. DP)
Com as primeiras confirmações de contaminação pelo coronavírus Covid-19 em território pernambucano, os jogos de futebol do estado terão portões fechados a partir deste domingo, com o primeiro afetado sendo o jogo entre Santa Cruz e Decisão, na oitava rodada do Pernambucano. Segundo o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, a decisão vem do Governo do Estado.

Durante a manhã deste sábado, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, decretou a proibição de eventos com público superior a 500 pessoas na cidade a partir da próxima segunda. Segundo Evandro Carvalho, lhe foi comunicada a decisão do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, de antecipar essa medida já para o domingo, o que foi respeitado pela Federação local.

“O governador resolveu, vai assinar daqui a pouco, já me ligou o secretário (de Turismo de Pernambuco, Rodrigo) Novaes, muito atenciosamente. O governador resolveu antecipar a decisão do município, que era para a segunda, já para amanhã. Portanto, no jogo de amanhã, já é tudo com portão fechado”.
 
A confirmação veio pouco depois, com a publicação do decreto 48.809, do Governo do Estado. Através dele, eventos com mais de 500 pessoas passam a ser proibidos em todo o estado. Para os torcedores que compraram ingresso para o jogo entre Santa Cruz e Decisão, o clube coral disponibiliza duas opções, ou a troca da entrada por uma do próximo jogo do Tricolor como mandante, ou o reembolso automático. As trocas serão feitas a partir da terça-feira, das 9h às 18h.

O mandatário frisou a importância da Federação respeitar as decisões do executivo local, ainda que os jogos com portões fechados estivessem fora de seu planejamento. Evandro ainda afirmou que entre domingo e terça, presidentes de federações vão decidir sobre a continuidade dos campeonatos no Brasil, em reunião na CBF.

“A minha viagem para o Rio, eu antecipei para amanhã. Todos os presidentes de federação estarão no Rio domingo, segunda e terça, e nós vamos decidir com a CBF o que nós vamos fazer a partir de terça-feira”.