Futebol Nacional

CORONAVÍRUS

Em reunião, FPF decide pela paralisação imediata do Campeonato Pernambucano

Primeira fase do Estadual será interrompida a uma rodada do fim

postado em 16/03/2020 18:42 / atualizado em 16/03/2020 19:19

(Foto: Divulgação/FPF)
Com a expansão da pandemia do novo coronavírus, responsável pela Covid-19, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), seguiu os passos recomendados pela FIFA e paralisou com efeito imediato a disputa do Campeonato Pernambucano por tempo indeterminado. A informação foi confirmada pelo diretor de competições da FPF, Murilo Falcão. 
 
Nesta segunda-feira, o número de casos confirmados de Covid-19 em Pernambuco passou de 8 para 18, segundo os dados anunciados pelo Governo do Estado. Esse cenário gerou preocupação dentro do campo esportivo, com dirigentes de Náutico Santa Cruz pedindo pela paralisação antes mesmo da reunião da FPF.
 
No Estadual, já foram disputadas as oito primeiras rodadas da primeira fase e o confronto final da etapa, agora, só ocorrerá quando da volta do torneio, ainda sem data prevista. Originalmente, as partidas estavam previstas para 25 de março, daqui a nove dias, mas a suspensão não deve ser finalizada até lá. A decisão da FPF veio horas depois do anúncio da paralisação das competições femininas, de base e amadoras organizadas pela entidadeO Sindicato dos Atletas de Pernambuco também pediu pela suspensão das partidas pouco antes da confirmação da Federação.
 
A última rodada da primeira fase do Campeonato Pernambucano terá cinco confrontos, definindo todas as quatro vagas nas quartas de final e duas vagas no quadrangular do rebaixamento. Santa Cruz e Salgueiro já estão nas semifinais, enquanto Decisão e Vitória terão que lutar contra a queda. Os jogos restantes são: Salgueiro x Náutico, Decisão x Central, Retrô x Petrolina, Afogados x Vitória e Sport x Santa Cruz. Diretamente envolvidos, 
 
Para Náutico, Sport e Santa Cruz, porém, isso ainda não significa a suspensão total das atividades do futebol profissional, uma vez que a CBF e a Liga do Nordeste ainda não decidiram pela paralisação da Copa do Nordeste, competição disputada pelo trio. A Copa do Brasil, competição que conta com a participação do sertanejo Afogados, já foi paralisada por conta do novo coronavírus, em uma decisão que foi comentada pelo treinador da Coruja, Pedro Manta