Futebol Nacional

ESPORTES

Prefeitura do Recife lança programa voltado para capacitação na área de educação física

Caio Lopes, que ministrará aulas de vôlei de praia no curso, enxerga iniciativa com otimismo antes mesmo do início: "deu certo antes de começar"

postado em 04/05/2020 13:58 / atualizado em 04/05/2020 15:30

(Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
Uma alternativa encontrada pela Prefeitura da Cidade do Recife durante a quarentena, foi oferecer através de aulas gravadas um conteúdo gratuito de capacitação para professores, estudantes e técnicos da área de Educação Física. Com o Programa Recife Esportes Capacita, será possível “reciclar e adquirir mais conhecimentos na área”, é esse o objetivo da ação, que resulta da parceria entre as secretarias de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel) e de Educação, através da Unidade Virtual de Cursos à Distância (Unirec). Entre os rostos nas gravações, está o do professor de vôlei de praia, Caio Lopes, que demonstra otimismo pela iniciativa, antes mesmo de ser inaugurada.

“É uma iniciativa que achei extraordinária, e é muito motivante poder fazer parte, porque ao mesmo tempo a gente consegue difundir nossas modalidades e fazer com que as pessoas conheçam um pouco melhor. A gente vê poucos estudantes com o sonho e o desejo de atuar na área dos esportes, e isso (a iniciativa) é legal porque traz mais para perto. Tem vários profissionais da área, já renomados, e que se envolvem e se interessam. Está sendo muito legal. Acho que já está dando super certo, apesar de não ter começado”, disse Caio, em entrevista ao Diario de Pernambuco.

A “estreia” de Caio, que integra a comissão técnica da Seleção Brasileira de vôlei de praia sub-19, será na próxima quarta-feira, ao lado de Cristiano Rocha, do Handebol. Em sequência, as aulas serão de: Basquete, Karatê, Vôlei, Ginástica, Futsal, Judô, Natação, Luta Olímpica, Atletismo e Badminton. O material online ficará disponível na  plataforma Moodle. As inscrições, que foram iniciadas na última sexta-feira, poderão ser feitas no portal esportes.recife.pe.gov.br. Até o momento, 2024 pessoas estão com suas vagas garantidas no Programa.

“O R.E.C. é o maior curso de capacitação na área esportiva da história de Pernambuco. Com ele, as pessoas que estão em casa durante a quarentena podem aprender e se qualificar ainda mais. Todas as modalidades são trabalhadas no programa Recife Esportes de Rendimento, iniciativa nossa que prepara os jovens para competir em alto nível”, explicou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

Nas aulas virtuais, serão estudadas a história, a aplicação de regras e os conceitos básicos para a formação de cada modalidade. Além disso, haverá uma análise sobre o esporte de rendimento, partindo da perspectiva social. Os conteúdos estarão disponíveis nos módulos “iniciante” e “intermediário”, ambos com atividades de teoria e prática. Poderão ser somadas 40h de carga horária para cada modalidade, e a previsão é de que os cursos sejam encerrados ao fim do mês de junho.