Futebol Nacional

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

FPF envia protocolo ao governo garantindo volta segura do PE a partir do dia 5 de julho

Documento emitido pela federação ainda precisa de aprovação da SES-PE

postado em 26/06/2020 19:35 / atualizado em 26/06/2020 20:03

(Foto: FPF/ Divulgação)
Visando a volta dos jogos profissionais, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) divulgou, nesta sexta-feira, um protocolo para ser enviado ao governo do estado com uma série de diretrizes garantindo segurança para o reinício do Campeonato Pernambucano a partir do dia 5 de julho em meio à pandemia do coronavírus. O documento ainda precisa passar pela análise da Secretaria de Saúde (SES-PE), que vai liberar ou não a retomada das partidas em Pernambuco nesta data. É o que diz o presidente da entidade, Evandro Carvalho. 

“O protocolo precisa especificar uma data que nós estejamos aptos, não quer dizer que vai ser ela. Mas é necessário que se coloque. Então a execução do planejamento nos coloca em condições de jogar a partir do dia 5 (de julho). Não quer dizer que vai ser, pode seria dia 6, 7, 8… não tem problema”, afirmou Evandro. 

A emissão dos protocolos vêm sendo uma obrigação das instituições para voltar às atividades dentro do plano de retomada gradual estipulado pela gestão estadual. No início de junho, o governo do estado elaborou uma série de etapas para o retorno paulatino, estipulando em algumas delas, como o reinício dos treinos, que ocorreu no dia 15 - para os clubes da capital e Retrô, enquanto no interior apenas Salgueiro e Afogados retornaram -, mas deixando em aberto as partidas profissionais de clubes, justamente o alvo do protocolo enviado pela FPF.

No entanto, agora que foi enviado o protocolo, Evandro Carvalho acredita em um aceno por parte dos órgãos de saúde. Vale lembrar que o governo federal já posicionou-se a favor da execução de partidas profissionais de futebol, ou seja, a liberação que resta é de competência do estado.

“Temos que verificar todas as estatísticas, relatórios. Para os jogadores voltarem (treinamentos) teve uma série de pesquisa, exame. Tudo isso vai ser avaliado para se ter um resultado. Até quarta-feira esperamos ter uma resposta”, disse. Contudo, garantiu um teto para a finalização da competição. “Sabemos que vai começar e terminar em julho”, concluiu.

O Campeonato Pernambucano foi interrompido faltando uma rodada para o término da primeira fase, que vai definir os componentes das quartas de final (3º ao 6º lugar). Vale lembrar que Santa Cruz e Salgueiro já asseguraram as vagas na semifinal, uma vez que na primeira e segunda posição, respectivamente, não podem mais ser ultrapassados. Na parte de baixo, os quatro últimos colocados disputam um quadrangular em turno único para definir os dois rebaixados. Confira aqui a tabela.

Jogos da última rodada
Decisão x Central
Salgueiro x Náutico
Sport x Santa Cruz 
Retrô x Petrolina
Afogados x Vitória